Voltar

Programa Caminhos para a Cidadania completa 20 anos de apoio à educação

18.03.2022 | Educação

O Programa Caminhos para a Cidadania completa, neste mês, 20 anos de contribuição e apoio à nossa educação. A iniciativa, que foi criada em 2002, se consolidou como importante ação social e educativa no país, contribuindo para o empoderamento e a formação continuada dos professores participantes do programa, do Ensino Fundamental I (1º aos 5º anos).

É coordenado pelo Instituto CCR, braço social do Grupo CCR, e, hoje, está presente em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nas concessionárias: CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR RodoAnel, CCR SPVias, CCR RioSP, CCR ViaLagos, ViaRio, CCR Metrô Bahia, CCR ViaCosteria e CCR ViaSul.

Formato digital Acompanhando as mudanças e o contexto do ensino brasileiro, a iniciativa, desde 2020, se adaptou para o formato 100% digital, trazendo reflexões sobre cidadania, diversidade, educação financeira, segurança no trânsito, cuidados com o meio ambiente e saúde (física e mental), oferecidos por meio de materiais pedagógicos e cursos à distância gratuitos com estratégias pautadas nas 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nas Metodologias Ativas, nas Competências Socioemocionais e na Aprendizagem Baseada em Projetos.

A ideia é trabalhar as temáticas com professores para que eles multipliquem com seus alunos, além de serem instrumentos de motivação para o aprendizado e engajamento constante dos docentes e contribuem para a progressão funcional do professor. Todos os conteúdos pedagógicos são elaborados pelo Instituto Crescer, instituição amplamente reconhecida na implementação de projetos relacionados a formação de educadores.

Números do programa
No ano passado, o Caminhos para a Cidadania atingiu excelentes resultados. Foram 203.014 estudantes e 7.305 professores impactados, espalhados por 1.392 escolas em 84 municípios do país.

“O Programa Caminhos para a Cidadania completa 20 anos de atuação e contribuição para a educação. Em sua história, o programa reforça o compromisso do Grupo CCR de formar agentes multiplicadores dos materiais elaborados nas escolas públicas, principalmente voltados para a cidadania, além de proporcionar a capacitação de professores e a sua valorização”, afirma Ariane Teles, responsável pelo programa.

Para saber mais sobre o programa, acesse www.caminhosparaacidadania.com.br.