Voltar

Workshop do Caminhos para a Cidadania reúne mais de 800 gestores educacionais

15.04.2021 | Educação

Workshop realizado pela equipe do programa Caminhos para a Cidadania junto a gestores educacionais, no último dia 14, reuniu 890 participantes via zoom. Os principais objetivos foram debater temas atuais para a educação e o perfil das lideranças na atualidade.

A abertura foi realizada por Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa. Ao lado dela estiveram Débora Aguiar, da equipe do Caminhos, e o time do Instituto Crescer, coordenador da área pedagógica.  

A gerente executiva do Instituto CCR e da Sustentabilidade do Grupo CCR, Cristine Naum, falou no início da transmissão sobre o foco do programa na formação continuada do professor, as temáticas que serão abordadas este ano e destacou o crescimento do Grupo CCR, que recentemente foi vencedor de leilão de aeroportos, o que representa a confiança da empresa no Brasil.

No primeiro bloco do workshop, a especialista em Educação. Bárbara Szuparits realizou atividades de reflexão sobre conteúdos e temáticas importantes para a educação atual, a exemplo de estratégias pedagógicas, as novas necessidades da educação, ensino híbrido e remoto e as tecnologias. Reforçou, ainda, que o programa Caminhos abordará questões muito atuais e importantes para professores e alunos, como cidadania, saúde mental, diversidade, meio ambiente, segurança no trânsito, solidariedade e educação financeira. Bárbara realizou, ainda, um quizz com os participantes.  

Na segunda parte do evento, o psicoterapeuta e orientador profissional Léo Fraiman falou sobre os líderes da atualidade, já que “novos tempos pedem uma nova liderança”. Entre os principais pontos, comentou que o líder precisa ser assertivo e sempre refletir sobre qual marca pretende deixar por onde passar: “A liderança só acontece quando o outro percebe que você (líder) se importa”. Para lidar com as dificuldades e desafios cotidianos, Léo falou sobre a importância de se ter pensamentos e hábitos positivos. “O bom líder estimula. Seu papel é servir, equipar, fazer circular conhecimento dentro da equipe”. Não menos importantes foram as dicas por um bom ambiente de trabalho: “Que tipo de ambiente estamos criando? É preciso atuar com leveza, com espiritualidade. São os bons relacionamentos que geram um bom ambiente. Um líder precisa atuar com leveza e espiritualidade, buscando a melhor versão de si mesmo para poder inspirar os outros”, reforçou.

 

Léo Fraiman encantou os participantes Léo Fraiman encantou os participantes
Autor: Divulgação