Voltar

Com apoio do Instituto CCR e da CCR SPVias, Conservatório de Tatuí realiza a 4ª Semana de Performance Histórica

22.05.2018 | Cultura e Esporte

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura do Estado – promove até o dia 25 de maio, a 4ª Semana de Performance Histórica. O evento, coordenado pela professora Débora Ribeiro, reúne palestras e recitais sobre o estilo musical que imperava na Europa entre os séculos 16 e 18. Além de resgatar a música antiga, as atividades colocam o público em contato com réplicas dos instrumentos musicais do período e levam a plateia a vivenciar o clima e os sons que embalavam festas e reuniões realizadas pela nobreza naquela época. As atividades serão realizadas na Unidade 2 da escola, todas com entrada gratuita.
As atividades acontecerão com o apoio cultural do Instituto CCR e da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). 
A Semana começa na segunda-feira, dia 21, com o Ensemble de Performance Histórica, que fará um ensaio aberto às 15h00, seguido de um recital às 18h00. Coordenado pelo professor João Guilherme Figueiredo, o grupo apresentará “Intrada e Paduana”, de Heinrich Schütz; “Suíte de danças”, de Anthony Holborn; Abertura da comédia “O Burguês Fidalgo” de Mollière, sarabanda “Dieu des Enfers” e Minueto da ópera “Alcide”, de Jean Baptiste Lully; Loure “Aimable Vainqueur” da ópera “Hesione” e Gigue da ópera “Tancredi”, de Andre Campra, com participação da dançarina Clara Couto. 
A programação segue na terça-feira, dia 22, às 15h00, com um recital de alunos dos cursos de Cravo, Flauta Doce e Fortepiano, além da participação do Grupo de Performance Histórica Jovem do Conservatório. Mais tarde, às 18h00, o professor Fúlvio Ferrari fará uma palestra com tema “Uma introdução à Performance Histórica”.
Na quarta-feira, dia 23, as atividades começam às 10h00, com o Recital de Alunos de Cravo e Flauta Doce do Conservatório. Às 15h00, haverá o Recital de alunos de Cravo, Flauta Doce, Viola da Gamba e Violoncelo Barroco. Às 19h00, o auditório receberá o Grupo de Performance Histórica. O concerto trará obras como “Danceries”, de Claude Gervaise, compositor francês que viveu entre 1525 e 1583; “Pavane & Gailarde”, do também francês Estienne du Tertre, que viveu em meados do século 16; “Almaine – Honey-suckle” e “Galliard – The faire-round”, do inglês Antony Holborne (1545- 1602); e “Dances from Therpsichore”, do alemão Michael Praetorius (1571-1621).
Na quinta-feira, dia 24, às 10h00, a professora Maria Eugênia Sacco conduzirá o recital temático “O diálogo musical entre os instrumentos antigos e modernos”, com participação dos professores Dagma Eid (vihuela e guitarra barroca), Mirtes Lomba (canto), Marcelo Costa Franco (trompete e pícolo barroco) e Rafael de Almeida Proença (trompa natural e moderna). Às 15h00, a professora Selma Marino fará uma audição comentada da obra de Jacob van Eyck. Às 18h00, haverá um recital com o grupo convidado TRiOupe, formado por Dagma Eid, Ananda Roda de Miranda e Ivan Roberto Júnior.
Na sexta-feira, dia 25, às 10h00, a Semana trará o Recital de Alunos de Cordas Dedilhadas Históricas. Quem encerra a 4ª Semana de Performance Histórica é o convidado Alexandre Ribeiro, que fará um Master Class às 16h00, seguido de um Recital de Alaúde, às 18h00.

SERVIÇO
4ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Débora Ribeiro, coordenação
Data: 21 a 15 de maio
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí/SP
Entrada franca