Voltar

Comunidade de Nova Iguaçu (RJ) recebe apresentações gratuitas do Teatro a Bordo

18.08.2017 | Cultura e Esporte

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR, com o patrocínio da CCR NovaDutra, apresentam a itinerância do Teatro a Bordo na via Dutra na Baixada Fluminense. A caravana com o primeiro teatro móvel solar do Brasil chega em Nova Iguaçu (RJ), nos dias 18 e 19 de agosto. As apresentações gratuitas acontecem no Campo do Vasquinho, Estrada da Moenda, s/nº - no bairro Cacuia, em parceria com a Prefeitura. A realização é da BERTHI Produção e Arte.

Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos (SP) escolheu para levar seus espetáculos pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol, esse é o Teatro a Bordo.

Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas (ver abaixo), como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras.

Em 2015, os criadores inovaram: decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell'arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.

Para o funcionamento do teatro foram instalados módulos fotovoltaicos contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica, que supre em 100% a demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos.

Programação

O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.
As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações.

Serviço
Teatro a Bordo
Local: Campo do Vasquinho
Dias: 18 e 19/8 (sexta e sábado)
Programação gratuita para todas as idades

Programação
18/8 (sexta-feira) - A chegança dos artistas
9h às 16h30 - Cortejo de chegança dos artistas nas escolas
16h às 17h30 – Oficina ‘Confecção de Bonecos Brincantes’

19/8 (sábado) - As apresentações na praça
11h - Cortejo de chegança dos artistas na praça
15h - Oficina ‘Confecção de Bonecos Brincantes’
16h30 – Circo “Sessão Solene” (Intervenção de Palhaços)
17h30 - Apresentações dos Artistas da cidade
18h30 - Vídeo
19h - Teatro DE SOL A SOL