Voltar

Inclusão e solidariedade em tempos de pandemia

30.06.2020 | Saúde

O cuidado com a inclusão se torna ainda mais necessário neste período de tantas incertezas. Pensando nisso, a CCR AutoBAn e o Instituto CCR entregaram 500 máscaras de tecido desenvolvidas especialmente para a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL). Feitas de tecido 100% algodão, os produtos permitem a leitura labial. Na região dos lábios, foram aplicadas camadas de material plástico transparente, o que permite a deficientes auditivos enxerguem o movimento da boca enquanto se comunicam. As máscaras tradicionais cobrem a região da boca, dificultando essa importante prática.
Segundo Elaine Esteves, responsável pela área de responsabilidade social da CCR AutoBAn, as máscaras foram produzidas especialmente para a ATEAL pelo Grupo Primavera – organização social de Campinas que trabalha com programas de geração de renda e inclusão social e mantém oficinas de corte e costura para atender à comunidade. 
“Identificamos que o uso das máscaras de tecido tradicionais dificulta a comunicação entre os deficientes auditivos por cobrirem a região da boca. Por isso, pedimos às costureiras do Grupo Primavera que desenvolvessem unidades com transparência em conjunto com as áreas técnicas da ATEAL e da concessionária, em atendimento às normas de saúde vigentes”, explica.

Mariza Pomilio, superintendente da ATEAL, conta que os profissionais da CCR AutoBAn e do Instituto CCR vestiram a camisa e construíram soluções. “Eles mobilizaram suas equipes, desenharam, projetaram e conseguiram quem operacionalizasse a entrega. O resultado representa o quanto uma empresa socialmente responsável e parceira pode fazer a mudança na vida de milhares de pessoas”, afirma. 

ATEAL e CCR AutoBAn possuem um longo histórico de parcerias. Neste ano, por exemplo, a concessionária e o Instituto CCR viabilizaram cerca de 630 aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), do Ministério da Saúde, para pacientes atendidos pela associação. 


Entrega de máscaras
Cerca de 30 mil unidades estão sendo disponibilizadas pelo Instituto CCR e pela CCR AutoBAn para entidades que atendam prioritariamente a idosos, pessoas em situação de rua,  caminhoneiros e outros públicos. Parte das máscaras oferecidas está sendo produzida por entidades sociais que atuam com projetos de geração de renda, como o próprio Grupo Primavera.

 

Mariza Pomílio, fundadora e superintendente da Ateal, recebe as máscaras de Fabiano Adami, gestor de Atendimento da CCR AutoBAn Mariza Pomílio, fundadora e superintendente da Ateal, recebe as máscaras de Fabiano Adami, gestor de Atendimento da CCR AutoBAn
Autor: Jader Miguel/ Comunicação CCR AutoBAn