Voltar

Acolhimento e bem-estar

19.12.2019 | Saúde e Qualidade de Vida

O Lar das Vovozinhas Balbina Branco é um espaço em que mulheres com mais de 60 anos encontram saúde, companhia e apoio. A instituição, localizada na cidade de Ponta Grossa (PR), presta serviço de alta complexidade, ou seja, atende a senhoras que não possuem parentes, estejam em situação de vulnerabilidade social ou que não têm familiares com condições econômicas e físicas de cuidar delas.

O Instituto CCR e a CCR RodoNorte, a partir de editais e da Lei do Idoso, auxiliam o local, possibilitando um atendimento de qualidade às pacientes. “Além de acolher essas senhoras, proporcionamos um ambiente domiciliar para que elas vejam a instituição como um lar mesmo. Como já estão longe de suas famílias, queremos que elas se sintam acolhidas aqui”, explica Bianca Schoemberger, assistente social do Lar das Vovozinhas.

Além dos cuidados diários, como atenção à higiene e alimentação, há uma equipe de voluntários que realiza atividades como artesanato e bordado. “Elas também têm acompanhamento psicológico e nutricional, além de fisioterapia e massoterapia”, destaca a profissional.

O apoio do Instituto CCR contribui para manter esses serviços e, no fim, garante mais qualidade de vida e bem-estar. “A ajuda fez uma diferença enorme na vida delas. Agora, não é necessário mais se deslocar até outro lugar para fazer os atendimentos, o que era muito complicado porque temos várias cadeirantes”, reforça Bianca. O objetivo é possibilitar autonomia, independência e vitalidade para as cerca de 47 senhoras, que, de fato, encontram um refúgio acolhedor no Lar das Vovozinhas.

 

Lar das Vovozinhas, acolhimento e cuidados Lar das Vovozinhas, acolhimento e cuidados
Autor: Divulgação