Voltar

Espetáculo infantil debate educação no trânsito e cidadania em Sumaré (SP)

23.07.2018 | Meio Ambiente e Segurança Viária
O homem está em contato com o trânsito há muito tempo, pois essa é a forma mais antiga de circulação de pessoas e de mercadorias na sociedade. Ao longo dos anos, ele já utilizou de diferentes tipos e meios de locomoção - carros, motos, triciclos e bicicleta -, assim como esteve em diversas posições, ora como motorista, ora como pedestre. Enfim, a modernidade trouxe a necessidade de se locomover com agilidade e, consequentemente, criou regras de condução e organização.
 
Pautado nessa ideia, o espetáculo infantil musical “Ednecca e as Cores da Vida” propõe mostrar os princípios básicos da educação no trânsito para crianças em idade escolar, sempre aproximando o tema aos aspectos da vida em sociedade. Na peça, a boneca Ednecca conduz a plateia a uma reflexão de cidadania sobre as leis e estabelece ideias e atitudes para a prevenção e a redução de acidentes.
 
Segundo Elaine Cristina Esteves, analista de Responsabilidade Social da CCR AutoBAn, o musical faz uma conexão do tema com a realidade da criança por meio da dança, da música e do folclore brasileiro. “De forma lúdica, a interação dos personagens com a plateia contempla assuntos relacionados ao trânsito, como dicas de equipamentos de segurança para usar ao andar de bicicleta ou os significados das cores do semáforo”, explica.
 
Com expectativa de público em 2.800 pessoas, “Ednecca e as Cores da Vida” realizará apresentações gratuitas no mês de agosto, em Sumaré (SP), para alunos das escolas públicas e comunidade local. 
 
Incluir e compartilhar
 
A fim de realizar a inclusão social, todas as sessões contarão com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), trazendo acesso a crianças com deficiência auditiva. No mais, a direção do projeto irá gravar o espetáculo e, posteriormente, confeccionará exemplares em DVD para distribuir nas bibliotecas das escolas sumareenses. Dessa forma, será possível replicar o conteúdo em sala de aula para as demais turmas.
 
Programação
 
Serão oito sessões no Theatro Seminário Nova Veneza, localizado na Avenida Brasil, número 1.111, no bairro Nova Veneza:
 
14/8 (terça-feira), às 14h;
15/8 (quarta-feira), às 9h e às 14h;
22/8 (quarta-feira), às 14h;
23/8 (quinta-feira), às 9h e às 14h;
24/8 (sexta-feira), às 9h e às 14h.
Personagens de Ednecca e as Cores da Vida Personagens de Ednecca e as Cores da Vida
Autor: Divulgação