Voltar

Pelo Dia do Consumo Consciente, Instituto CCR destaca as boas práticas das empresas do Grupo e realiza campanha digital. Confira vídeo especial no final da notícia!

10.10.2017 | Meio Ambiente e Segurança Viária

Em 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data foi criada em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do consumo sustentável e mostrar que, por meio de hábitos simples no dia a dia, todos nós podemos contribuir para um planeta melhor.

O Grupo CCR procura disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável lançados em 2015 pela ONU. Por meio de campanhas internas, busca empoderar seus mais de 13 mil colaboradores com conhecimento e práticas cotidianas para que pequenos gestos promovam grandes transformações em toda a sociedade.

Ações sustentáveis

Em todas as concessionárias do Grupo CCR há exemplos de boas práticas voltadas a sustentabilidade.

Na CCR Metrô Bahia, há uma máquina lavadora automática de trens que atende a padrões mundiais de tecnologia e normas ambientais e que tem como principal finalidade recuperar, tratar e reutilizar 85% do total da água utilizada. Outra iniciativa foi o plantio de 24 árvores frutíferas no Pátio Pirajá, sede empresa, uma ideia do colaborador Flávio Rosa, com apoio do colaborador Vicente da Silva. Entre os benefícios que as árvores proporcionam, estão absorção do gás carbônico presente em nossa atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global e melhora da qualidade do ar. 

A CCR Barcas divulga mensagens de conscientização constantemente a seus colaboradores e usuários. Outra iniciativa de destaque é a captação de água de chuva no Estaleiro Niterói, com monitoramento mensal do uso dessa água.

A CCR ViaLagos já realizou diversas campanhas entre seus colaboradores, inclusive aos terceiros, com destaque para o treinamento sobre a coleta seletiva de resíduos. A CCR AutoBAn abordou práticas sustentáveis em sua SIPAT e tem iniciativas como reaproveitamento de papel e reaproveitamento de água dos equipamentos de ar condicionado da sede para rega de grama e plantas, além de lavagem da passagem de pedestres no entorno do prédio.

A CCR NovaDutra inaugurou recentemente sistema de captação de água de chuva desenvolvido por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da UNESP de Guaratinguetá (SP) como resultado do Concurso de Captação Inteligente de Água de Chuva promovido pela concessionária, em parceria com a universidade. O projeto foi executado pela área de Obras e vai permitir a economia mensal de 25 a 30% de água no pedágio de Moreira César (SP).

A CCR SPVias estimulou, desde o início do ano, a redução do uso de copos plásticos incentivando os colaboradores a usarem somente um copo por dia. A campanha teve sucesso.

CCR RodoAnel e CCR ViaOeste realizam ação de conscientização nas praças e bases de pedágios mensalmente com líderes e responsáveis, avaliando as alterações no aparato de gerenciamento dos resíduos e realizando as manutenções necessárias na identificação dos coletores de resíduos e nos adesivos de campanha da concessionária, além de treinamentos periódicos entre colaboradores e terceirizados. Entre outras iniciativas de destaque, as concessionárias também distribuíram mudas para incentivar o plantio de árvores e de lápis feitos 100 % com madeira de reflorestamento e que ao final do uso podem ser semeados para o nascimento de plantas.

Na BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, um dos destaques é o Programa de Coleta Seletiva Solidária que alcançou a marca de 640 toneladas de resíduos coletados e doados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa (Ascamare). Entre os principais materiais coletados estão papel, plástico, vidro, pallets de madeira e metal. Desde que foi iniciado, em agosto de 2014, o programa tem contribuído para a geração de trabalho e renda para 30 famílias de catadores de material reciclável do município de Lagoa Santa, valorizando os trabalhadores e fortalecendo a gestão dos resíduos sólidos no aeroporto. Além da doação dos resíduos à Associação, a BH Airport realizou treinamentos para a capacitação dos filiados à Ascamare, sobre temas como Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, noções de classificação dos resíduos e noções de prevenção e combate a princípios de incêndio.    

A CCR RodoNorte também adotou várias práticas que geraram economia e preservação de recursos. Exemplos são reuso de água de ar condicionado para limpeza de praças de pedágio, lavagem a seco dos veículos da frota e uso de redutores de água nas torneiras. Outra iniciativa de destaque é a doação de tubetes de bobinas de papel à Casa do Menor Irmãos Cavanis, que os transforma em artesanato. Com isso, os colaboradores criaram o hábito de separar esses resíduos nas praças de pedágio, em caixas coletoras específicas.

Campanha

O Instituto CCR estimula todas as empresas do Grupo CCR a realizar ações pelo Consumo Consciente. Nos próximos dias, as concessionárias divulgarão mensagens de conscientização a público externo, por meio de seus sites e painéis eletrônicos e aos colaboradores, por meio de notícias em sua comunicação interna.

O Instituto CCR também elaborou um vídeo especial que está no canal do Youtube da CCR e que estará no Facebook e LinkedIn nos próximos dias. Confira clicando aqui.

 

Máquina para lavação de trens Máquina para lavação de trens
Autor: CCR MetrôBahia