Voltar

Dia Internacional da Biodiversidade

02.05.2016 | Meio Ambiente e Segurança Viária

Em 22 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade, data criada pelas Nações Unidas, com o objetivo de aumentar o grau de conscientização e conhecimento sobre a riqueza e a variedade do mundo natural. 


Bio" significa "vida" e diversidade significa "variedade". Então, biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos...)


Uma ampla erosão da biodiversidade tem sido observada durante as últimas décadas, o que leva muitos biólogos a acreditarem em uma possível extinção em massa. Segundo os cientistas, a taxa de perda de espécies cresceu muito e é maior agora do que em qualquer outra época da história. 


Mas por que é tão importante preservar a biodiversidade?


Se a diversidade de espécies for menor, a vida na Terra torna-se ao mesmo tempo mais sujeita a alterações ambientais. Quanto mais rica é a biodiversidade, maiores são as chances para descobertas no campo da medicina, da alimentação, do desenvolvimento econômico, e possibilidade de encontrar respostas adaptativas a alterações ambientais.
As espécies em comunidades naturais fornecem gratuitamente abundantes benefícios, sem os quais muitas atividades humanas e a própria vida em geral, se tornaria mais onerosa. O oxigênio, que é imprescindível para nossa vida, é fornecido pelas plantas. A decomposição e a reciclagem da matéria orgânica são feitas por micro-organismos. Cerca de 1/3 da alimentação humana depende direta ou indiretamente da polinização


As principais causas para a extinção das espécies são as profundas alterações, ou mesmo, a destruição dos habitats. Tal destruição tem se intensificado, principalmente, devido à crescente erosão e desertificação dos solos; à poluição da água, do solo e da atmosfera por substâncias químicas; aos derrames de poluentes nos mares; ao consumo de alguns animais e plantas e à introdução de espécies exóticas pelo homem.


O Instituto CCR atua em projetos que minimizam os impactos ambientais da sua atividade e levam o desenvolvimento sustentável cada vez mais longe, por meio de ações que promovam e estimulem o consumo consciente faz parte do nosso negócio. Tais como: Sacolona e o Uniformas. Quer saber mais sobre esses projetos navegue pelo site: www.institutoccr.com.br