Voltar

Geração de renda e de segurança

29.07.2020 | Institucional

A pandemia de covid-19 trouxe uma série de desafios, desde cuidados e ações de combate a essa nova doença, até par a economia e finanças de muitas casas brasileiras. Famílias foram afetadas pela quarentena e precisaram encontrar formas de sobreviver. Esse é o caso de algumas mulheres de comunidades carentes da Bahia, um dos grupos mais afetados pelos efeitos do novo coronavírus, que encontraram nas suas próprias mãos o potencial para passarem por mais um desafio: a confecção de máscaras de tecido para a geração de renda.

A fim de ampliar o alcance e o apoio para essa iniciativa, a CCR Metrô Bahia, por meio do Instituto CCR, encomendou 10 mil máscaras, produzidas por uma rede organizada pela Wakanda Warriors, aceleradora de negócios voltadas à educação empreendedora. “O Instituto CCR e a CCR Metrô Bahia confiaram na nossa produção, que seguiu todo o processo de saúde para que esse material fosse distribuído e realmente levasse segurança para a população. Não é só a compra de máscaras, mas também o impacto social, já que a produção e o valor são direcionados para quem realmente precisa”, explica Karine Oliveira, idealizadora da Wakanda Warriors.

A rede conta com 14 profissionais, que recrutaram, no total, 30 mulheres para participar da confecção das máscaras. A encomenda gerou importante renda para as costureiras. Neste cenário, costureiras moradoras de quinze bairros de Salvador e da Região Metropolitana foram beneficiadas pela ação, que bateu o recorde no tempo de produção: oito dias. “Proporcionar o desenvolvimento socioeconômico por meio do fortalecimento do microempreendedor foi uma enorme satisfação para a unidade, que além de beneficiar a população com a doação das máscaras de tecido, promoveu a geração de renda local”, destaca Luana Xavier, analista de Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

Juntas, essas mulheres transformam suas vidas e também da comunidade, que teve acesso a esse equipamento de segurança tão importante ao combate à covid-19.

Produção de máscaras foi oportunidade para comunidades Produção de máscaras foi oportunidade para comunidades
Autor: Divulgação