Voltar

Confira o resultado do 3º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais

05.09.2018 | Institucional

Produção cultural ganha forte impulso com Instituto CCR

3º Edital Instituto CCR seleciona 11 projetos que levarão música, teatro e artes a várias partes do país

São Paulo, 05 de setembro de 2018 – O Instituto CCR apresenta os 11 projetos selecionados em seu 3º Edital de Projetos Culturais - iniciativa que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da cultura em municípios da região onde as concessionárias do Grupo CCR atuam. Ao todo, o Instituto CCR apoiará esses projetos com R$ 3 milhões via Lei Rouanet, 50% a mais do que no edital anterior. Cada um dos projetos aprovados terá verba máxima de R$ 300 mil. A avaliação dos projetos inscritos foi realizada por uma comissão julgadora e os selecionados executarão suas atividades em cidades do interior e capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Paraná.

A iniciativa do edital faz parte da política de responsabilidade social do Grupo CCR, gerenciada pelo Instituto CCR, entidade sem fins lucrativos, criada em 2014. Este ano umas das novidades foi a possibilidade da participação de proponentes das capitais, desde que a execução dos projetos propostos ocorresse nas regiões de atuação do Grupo.

“Mais uma vez o Instituto CCR se orgulha pela oportunidade de democratizar o acesso à cultura por meio do edital. Com os projetos que apoiaremos, vamos promover a produção cultural em várias cidades do interior, levando desenvolvimento às comunidades e movimentando a economia criativa nos municípios do entorno das unidades de negócio administradas pelo Grupo CCR”, destaca Marina Mattaraia, Gestora do Instituto CCR.

As iniciativas serão desenvolvidas no próximo ano, em parceria com as concessionárias do Grupo. Conheça um pouco sobre cada uma delas:

• Gira Mundo – Interior de São Paulo (SP) – Apresentações teatrais a respeito da educação do trânsito e cidadania, utilizando uma carreta-palco.

• Um Mundo em Circulação – Interior do Paraná (PR) - Espetáculo de teatro de bonecos para crianças “Um Mundo para todo Mundo” contribuindo com discussão do modelo de inclusão social no país.

• Cine Boa Praça – São Paulo e Interior paulista (SP) - Atividades com mostra semanal de filmes.

• Viagem Cultural “O Novo Rei de Beleleú”- São Paulo e Interior paulista (SP) - Espetáculo musical infanto-juvenil, oficinas de produção cultural e criação artística.

• Música de Câmara no Interior - Interior de São Paulo (SP) - Concertos gratuitos de música clássica e didáticos, com músicos renomados.

• A Praça é Sua – Vale do Paraíba (SP) - Apresentações artísticas em praças, com intervenções cênico-literárias, oficinas-intervenções de artes visuais e apresentações de grupos locais de artes cênicas (teatro, dança ou circo), música ou linguagens híbridas.

• Se Essa Praça Fosse Minha – Baixada Fluminense (RJ) - Festival artístico multilinguagem de valorização da cultura local em praças públicas. Evento com apresentações de teatro, música, dança, contação de histórias, exibição de curtas e oficinas.

• Projeto Container Cultural – Interior do Paraná (PR) - Container que se abre em palco com apresentação teatral “Entre Tangos e Fandangos”; eventos de formação de 45 multiplicadores culturais; formação e bolsas para 30 jovens aprendizes; disponibilização do palco-container para apresentações de artistas locais.

• Nordeste da Cabeça aos Pés, Sem Pé nem Cabeça – Interior e capital da Bahia (BA) e interior de São Paulo (SP) e Paraná (PR) - Apresentações gratuitas do musical infantil sobre hábitos básicos de higiene, prevenção de doenças, alimentação saudável e qualidade de vida.

• Rompendo Barreiras “Habitação e Reabilitação de Deficientes Visuais” - Capital e Interior mineiro (MG) - Oficinas de piano, violão, flauta, percussão e canto voltadas para deficientes visuais. Ao final das oficinas serão realizadas 10 apresentações.

• Ser Tão de Origem – Interior de São Paulo (SP) - Apresentações do espetáculo infantil “Ser Tão de Origem” provocando a reflexão sobre a história da cidade e a história de cada um, despertando a consciência sobre ser cidadão.

 
Informações à imprensa: 
S/A Llorente & Cuenca
Anderson Estevan
(11) 3035-3322
aestevan@llorenteycuenca.com

Carolina Bezerra
cbezerra@llorenteycuenca.com
(11) 3054-3321