Voltar

A magia da sétima arte

23.07.2018 | Institucional
Crianças e adultos da pequena Santa Isabel, município localizado na região metropolitana da capital paulista, encantaram-se pela cantoria do coala Buster Moon, pelas aventuras velozes de Relâmpago McQueen e pelo mau-humor do vilão mais amado da atualidade, Gru. Mas, o que os protagonistas de “Sing — Quem Canta Seus Males Espanta”, “Carros 3” e “Meu Malvado Favorito 3” têm em comum? Eles estamparam as telonas do Cine em Cena, uma sala de cinema itinerante, que leva, dentro em um caminhão, a sétima arte às cidades que não têm salas comerciais.
 
“Foi a primeira vez que muitas crianças estiveram dentro de um cinema, tendo o contado com a arte. O projeto, sem dúvidas, proporcionou uma experiência incrível e marcante na vida daqueles que não têm acesso à sétima arte”, comenta Pablo Gomes, diretor de Cultura da Prefeitura de Santa Isabel.
 
Com sessões lotadas, comunidade e alunos das escolas públicas e privadas, além de estudantes da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), participaram do Cine em Cena em março, na Praça da Bandeira, local escolhido para receber o evento no município. Além deles, os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) puderam assistir também a “De Onde Eu te Vejo”, filme nacional selecionado para sessão-extra noturna.
 
No primeiro semestre de 2018, mais de 64 mil pessoas foram beneficiadas com as apresentações dos projetos itinerantes apoiados pelo Instituto CCR e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Levando cultura, alegria e entretenimento para a cidades da Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, a temporada contemplou as ações culturais Circula BuZum!, Teatro a Bordo — De Sol a Sol, Photo Truck, Cine em Cena e CIAVIP - Cadê o amor que estava aqui?.
 
Para o segundo semestre deste ano, a expectativa é estar presente em mais de 50 cidades do Brasil, atingindo diversas concessionárias do Grupo CCR.
 
Balanço do primeiro semestre de 2018
 
Circula BuZum!
Voltado para crianças de três a 11 anos de idade, um ônibus adaptado leva peças de teatro para a comunidade. O tema central foi alimentação saudável.
 
17.660 pessoas impactadas em quatro concessionárias (CCR AutoBAn, CCR RodoNorte, CCR SPVias e CCR ViaOeste), em 36 cidades de São Paulo e do Paraná, entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho de 2018.
 
Teatro a Bordo — De Sol a Sol
Um palco itinerante iluminado pela energia do sol que leva apresentações para praças e espaços públicos, com acesso gratuito, abrindo suas cortinas também para os artistas locais, valorizando a cultura da cidade.
 
7.016 pessoas impactadas na CCR RodoNorte, em quatro cidades do Paraná, entre os dias 21 de maio e 20 de junho de 2018.
 
Photo Truck
O projeto realiza exposições fotográficas em um circuito cultural, que tem como plataforma de apoio um caminhão transformado em unidade de educação e cultura.
 
1.980 pessoas impactadas em duas concessionárias (CCR Metrô Bahia e CCR ViaLagos), em quatro cidades da Bahia e do Rio de Janeiro, entre os dias 16 de abril e 25 de maio de 2018.
 
Cine em Cena
Uma sala de cinema itinerante, com 225 lugares, que leva a sétima arte às cidades que não possuem salas comerciais. O projeto é voltado a regiões carentes e conta com sessões para crianças e adultos.
 
11.535 pessoas impactadas em duas concessionárias (CCR NovaDutra e CCR ViaOeste), em quatro cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre os dias 20 de março e 5 de maio de 2018.
 
CIAVIP
No primeiro semestre, a CIAVIP Produções Culturais levou apresentações teatrais da peça infantil “Cadê o amor que estava aqui?” para as escolas participantes do Caminhos para a Cidadania.
 
26.227 pessoas impactadas em quatro unidades (CCR NovaDutra, CCR SPVias, CCR ViaLagos e ViaRio), em 36 municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre os dias 2 de abril e 29 de junho de 2018.
Teatro a Bordo Teatro a Bordo
Autor: Divulgação