Voltar

Seu Imposto de Renda pode dar mais vida a projetos

14.11.2017 | Institucional

Você sabia que seu imposto de renda pode ajudar crianças, adolescentes, idosos, pessoas com câncer, projetos sociais, culturais e esportivos? A doação de IR Pessoa Física é realizada por meio de transferência do recurso que o contribuinte teria que pagar de Imposto de Renda a um projeto específico. Essa iniciativa não onera o contribuinte e permite que ele escolha a destinação de seu imposto devido.

Pelas leis da Receita Federal, há duas formas de realizar as doações dedutíveis. A primeira pode ser até o dia 31 de dezembro, com a destinação dos recursos diretamente aos fundos e projetos incentivados e, posteriormente, informar a contribuição na sua Declaração de Ajuste Anual. Ao fazer a contribuição durante o ano, o valor doado é deduzido com correção pela taxa Selic. Após o encerramento do ano, a opção é fazer a doação no momento da declaração do Imposto de Renda.

“Somente as pessoas que fazem a declaração pelo modelo completo podem deduzir o valor doado na declaração do Imposto de Renda. A pessoa física pode optar pela dedução sujeita ainda ao limite global de 6% (seis por cento) do Imposto de Renda devido, juntamente com as demais deduções de incentivo, se doado no ano de 2017 aos fundos controlados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente Nacional, Distrital, estaduais ou municipais, ou poderão ser deduzidas até o percentual de 3% sobre o Imposto sobre a renda devida apurado que deverá ser enviada a Receita Federal até abril de 2018”, explica o coordenador de Gestão de Pessoas do Grupo CCR, Noel Moreira da Silva.

Ao fazer a doação até 31 de dezembro para deduzir no Imposto de Renda 2018, é preciso apenas informar na declaração os pagamentos efetuados na ficha “Doações Efetuadas”, indicando o nome do beneficiário, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o código e o valor doado. O programa informará, automaticamente, os limites de dedução, de acordo com o imposto devido do contribuinte.

O Instituto CCR, por meio de seu programa de voluntariado “Nosso Mundo Melhor” estimula os colaboradores que têm potencial para doação a aderir a essa prática, que possibilita ajudar a quem precisa.

Vale lembrar que doações para projetos que não estão enquadrados nas leis de incentivo fiscal não podem ser deduzidas do Imposto de Renda. Nesse caso, no momento da declaração, devem ser inseridas na ficha “Doações Efetuadas” com o código 80 se feita em espécie, ou código 81, se foi em forma de bens. Na descrição, o contribuinte deve informar nome e CPF ou CNPJ do beneficiário.