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Mês de maio é agitado no Instituto CCR

05.05.2017 | Institucional

O mês de maio é bastante movimentado para o Instituto CCR, com a realização de campanhas diversas. Entre elas estão a Campanha do Agasalho, o apoio ao Movimento Maio Amarelo, voltado à segurança no trânsito e o Programa Na Mão Certa, voltado ao combate da exploração sexual e do abuso de crianças e adolescentes – em breve, mais informações sobre essa ação.


Campanha do Agasalho
O Instituto CCR lançou oficialmente a Campanha do Agasalho 2017 no dia 2 de maio. A ação conta com a participação das concessionárias do Grupo localizadas em Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Na Bahia, o Instituto promove a campanha de arrecadação de roupas, em virtude das altas temperaturas da região. A arrecadação de agasalhos e cobertores em bom estado de conservação ocorrerá até 30 de junho. Os itens serão doados para instituições assistenciais das regiões onde o Grupo CCR atua, por meio de suas unidades. Além de estimular seus colaboradores a doar, as empresas coordenarão pontos de coleta externos – principalmente postos de serviços - para que os usuários também possam exercer esse gesto de solidariedade.
Este ano, a Campanha do Agasalho passa a fazer parte do ‘Nosso Mundo Melhor’, ação que foi criada há três anos para comemorar especificamente o Dia Nacional do Voluntário e que agora se transformou num programa que reunirá todas as atividades de voluntariado estimuladas pelo Instituto CCR. “O objetivo é concentrar esforços sob um programa que já tem presença junto aos colaboradores, reforçando a preocupação do Instituto CCR e do Grupo CCR com ações que incentivem a prática do voluntariado e da solidariedade”, comenta Francisco Bulhões, diretor de Comunicação e Sustentabilidade e presidente do Instituto CCR. 

Maio Amarelo 
O Instituto CCR apoia o Movimento Maio Amarelo, mobilização internacional pela preservação da vida no trânsito, estimulando as empresas do Grupo CCR a desenvolver atividades de conscientização junto aos usuários e colaboradores, a exemplo da distribuição de folhetos e veiculação de mensagens em painéis eletrônicos e outras mídias.
Participam as concessões de rodovias CCR NovaDutra, CCR ViaLagos, CCR RodoNorte, CCR AutoBAn, CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, CCR SPVias e CCR MSVia e ainda as empresas de mobilidade urbana CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, abrangendo não só motoristas, como também pedestres.
O Maio Amarelo está presente em 18 países e conta com cerca de 500 entidades mobilizadas no Brasil, com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. A ação é alinhada com os objetivos do Grupo CCR em garantir a segurança dos usuários e promover a redução do número de acidentes nas rodovias. Desde o início de suas operações, a companhia elabora e executa projetos para a diminuição de acidentes por meio de ações permanentes de educação no trânsito e da divulgação de informações para o usuário, chamando a atenção para a segurança viária.
Assim, o Grupo CCR obteve, de 2010 a 2016, uma redução de 18% no número de mortes em acidentes nas rodovias que administra, contribuindo para o alcance da meta global proposta pela ONU em 11 de maio de 2011, em sua Década de Ação para Segurança no Trânsito (período de 2011 a 2020).
O programa Caminhos para a Cidadania é um exemplo entre as ações educativas promovidas pela CCR. Criado em 2002, já levou conceitos de educação para o trânsito, cidadania e meio ambiente a mais de 2 milhões de alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O objetivo é a formação cidadã do futuro motorista.
Outro programa de grande importância é o Estrada para a Saúde - realizado pelas concessionárias – que oferece acompanhamento contínuo e gratuito aos caminhoneiros, por meio de exames médicos, tratamento odontológico e outros serviços para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Como consequência, o programa, que também conta com a parceria da Mercedes-Benz, contribui para evitar acidentes.
Vale lembrar que o Grupo CCR também desenvolve diversas campanhas e atividades pela Semana Nacional de Trânsito e as unidades, em seu dia a dia, estão constantemente voltadas à prevenção e conscientização – exemplos de campanhas são as voltadas a motociclistas (alta e baixa cilindrada), as que despertam para a importância do uso do cinto de segurança, uso de cadeirinha para as crianças, uso das passarelas para a travessia de pedestres, as que alertam para os perigos do álcool x direção e da alta velocidade, entre outras.

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