Voltar

Teatro e contação de história no combate à dengue

17.01.2017 | Institucional

Conscientizar crianças e jovens sobre o papel de cada um no trânsito, na preservação do meio ambiente e também em como prevenir doenças está entre os pilares do Instituto CCR. Para reforçar essa constante preocupação, entre os 17 projetos finalistas do 1º Edital Instituto CCR – Projetos Culturais está o projeto “Um Reino Sem Dengue”, que se destaca por levar informações de saúde pública de maneira lúdica e divertida para estudantes de 7 a 11 anos.


O projeto trabalha com literatura, teatro de bonecos e contação de histórias divertidas e interativas, além de muito humor para estimular a criatividade infantil para falar sobre a prevenção contra a dengue, conduzindo o jovem público a entender a necessidade de dar o destino adequado ao lixo e evitar que ele se torne foco de reprodução do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chicungunya.


O contador encena “Um reino sem dengue”, do livro de Alda de Miranda, sobre a história de um reino onde não existem doenças, até que, misteriosamente, algum mal afeta o rei. Para descobrir o que está acontecendo, o melhor detetive das redondezas é chamado. A partir de então inicia uma aventura desafiadora em que o príncipe, as princesinhas e os súditos do reino envolvem-se em um aprendizado sobre a dengue e decidem combater o mosquito invasor.


Ana Paula Santos, diretora da Villa 7|Produções Culturais, responsável pelo projeto, comenta que “nosso principal objetivo é difundir cultura, estimular a leitura e, dessa forma, tornar o aprendizado mais divertido para as crianças. Elas acabam levando a informação para casa, compartilhando a experiência e trabalhando como multiplicadores dentro da família”, conta.


As sessões que têm um cenário lúdico para o teatro de bonecos e uma trilha sonora alegre e envolvente, irão percorrer escolas públicas. Para dar continuidade à ação, ao final de cada apresentação, os alunos participantes receberão uma cópia do livro com diversas atividades, sugestões de brincadeiras e que traz um passo a passo de como construir um reizinho feito de sucata.


Sobre estar entre um dos 17 projetos finalistas do Edital, Ana Paula diz “Ficamos muito felizes com o resultado do Edital, que acreditou no projeto e vai possibilitar que ele aconteça em 2017”.


Confira a websérie sobre o 1º Edital Instituto CCR – Projetos Culturais no YouTube do Grupo CCR.

 

Um reino sem dengue é um dos projetos selecionados pelo Edital Um reino sem dengue é um dos projetos selecionados pelo Edital