Voltar

Conheça a Incubadora de Grupos Teatrais de Tatuí, projeto selecionado no 1º Edital Instituto CCR – Projetos Culturais

07.10.2016 | Institucional

Aprovado pela lei de incentivo em 2015, o projeto Incubadora de Grupos Teatrais de Tatuí tem como objetivo orientar, qualificar e oferecer consultoria gratuita a grupos e artistas locais, além de apresentações teatrais e oficinas abertas ao público. 


Resultado do intercâmbio cultural entre os grupos Os Geraldos (Campinas, SP) e Atores em Conserva (Tatuí, SP), o projeto tem o objetivo de fomentar o cenário artístico teatral, ainda incipiente, mas em crescimento da cidade de Tatuí, no interior Paulista, por meio da realização de atividades gratuitas voltadas principalmente a formação e qualificação de grupos de atores e, também, a formação de público na cidade e região. 

Apesar de aprovado pela lei de incentivo há dois anos e contar com um grupo de profissionais com muito conhecimento técnico, o projeto dos Geraldos ainda não havia saído do papel, até o grupo decidir se inscrever no 1º Edital Instituto CCR – Projetos Culturais.

Carol Delduque, coordenadora de Captação do projeto conta como foi desde a decisão de participar da seletiva, até à emoção de receber a notícia de que estavam entre os finalistas aprovados para receber o aporte do Instituto CCR a partir de 2017.

“Já havíamos contatado a equipe de sustentabilidade do Grupo CCR para apresentar nossos projetos dentro das leis de incentivo à cultura. Quando recebemos uma newsletter do Instituto com o anúncio da abertura das inscrições para o Edital, toda nossa equipe se mobilizou para atender às diretrizes solicitadas e, claro, efetuar a inscrição que colocaria nossos projeto para acontecer”, conta Carol.

Com a inscrição realizada e muita torcida nos corações, uma ligação recebida numa tarde de agosto fez com que o sonho, da Incubadora de Grupos Teatrais de Tatuí começasse realmente a ganhar vida.

“O corpo artístico estava em ensaio e em um certo momento fui até o escritório, quando a Ana, nossa assistente, me deu a notícia. A emoção foi muito forte e, mesmo grávida, corri de mãos dadas com a Ana até o galpão onde o grupo estava reunido, para contar a novidade. Foi uma tarde muito emocionante, com muitas lágrimas de alegria e com direito a deitar no chão e agradecer pela notícia maravilhosa”, conta Carol.

E após lágrimas de alegria e emoção, no início de 2017 a Incubadora de Teatros começará a ser viabilizada e terá foco na difusão cultural e instrumentalização de Grupos do interior ao trabalhar quatro diferentes frentes de atuação: Consultoria e gestão, Imersão artística, Oficinas e apresentações para o público em geral.

Para o Instituto CCR, a expectativa é que a Incubadora promova a difusão cultural e fomente o cenário artístico teatral da cidade de Tatuí, expandindo as possibilidade de atuação dos artistas locais, além de introduzir ao cenário cultural local uma abordagem mais ampla e diferenciada da existente, formando atores e gestores culturais da economia criativa, propiciando uma visão inovadora que permitirá a atuação em rede e áreas integradas.

Quer saber mais sobre os outros 16 projetos selecionados pelo 1º Edital Instituto CCR – Projetos Culturais? Navegue pelo site e acompanhe as matérias da Newsletter mensal.

 

Incubadora é resultado do intercâmbio cultural entre grupos Incubadora é resultado do intercâmbio cultural entre grupos
Autor: Divulgação