Voltar

Dia do Meio Ambiente: Conheça as ações do Instituto CCR na área ambiental

03.06.2016 | Institucional

Em 5 de junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente. O Instituto CCR promove ações para incentivar a consciência ambiental, o comportamento e pensamento coletivo em prol do desenvolvimento sustentável. Entre as ações estão o programa proprietário do Instituto, Caminhos para a Cidadania, que leva conteúdo sobre trânsito, cidadania e meio ambiente e o apoio ao projeto Teatro a Bordo, o primeiro teatro móvel do Brasil, alimentado por energia solar.

Desenvolvido há 14 anos, o Caminhos para a Cidadania trabalha na formação da consciência dos alunos de 4º e 5º anos da rede municipal dos municípios participantes. O programa atua para ampliar o pensamento coletivo e a mudança de comportamento para a preservação do meio ambiente, cidadania e trânsito. A educação ambiental é abordada dentro da formação integral dos alunos, com o objetivo de que os alunos possam participar ativamente da sociedade como cidadãos éticos, conscientes e responsáveis por suas ações.

“Nossa preocupação é formar cidadãos mais conscientes do ambiente em que vivem. Além de ensinar o reduzir, reutilizar, reciclar, os alunos são convidados a levar o aprendizado para a prática no ambiente em que vivem”, explica Hagatha Proença de Souza, do Instituto CCR.

Durante o ano de 2016, o material didático passa por aprimoramento, baseado em pesquisas realizadas com os educadores que participam do programa. Os conteúdos serão reunidos em três grandes temas: sociedade e meio ambiente; os ciclos da natureza e manejo e conservação ambiental.

Além da atuação direta como o Caminhos para a Cidadania, o Instituto CCR apoia projetos que têm a preocupação com o meio ambiente, como o Teatro a Bordo, que gera energia solar para  a eletricidade que ilumina o palco. A energia é captada por placas solares instaladas sobre o contêiner. "Os módulos fotovoltaicos transformam a energia solar em elétrica, o que alimenta os equipamentos de iluminação dos espetáculos. Os geradores, completando o sistema híbrido, abastecem os equipamentos de sonorização. É energia limpa, arte e sustentabilidade democratizando o acesso à cultura", explica a idealizadora e produtora do Teatro a Bordo, Talita Berthi.

Com autonomia e flexibilidade graças à energia solar, o projeto não precisa de grandes infraestruturas para leva o teatro às comunidades mais carentes ou mais distantes como áreas rurais ou afastadas dos grandes centros urbanos. O Teatro a Bordo oferece apresentações gratuitas de teatro, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas com contêiner-palco que viaja por todas as regiões onde o Grupo CCR tem atuação.

E ainda com o objetivo de conscientizar, engajar os colaboradores da companhia e promover a formação do público como agentes multiplicadores de informações, o Instituto CCR promove, ao longo do ano, campanhas de conscientização com os colaboradores do Grupo CCR, quando são convidados à reflexão sobre diversos temas como consumo consciente, uso racional da água, energia, gestão de resíduos entre inúmeros outros temas.

Teatro a Bordo Teatro a Bordo
Autor: Teatro a Bordo