Voltar

Coletânea Literatura Acessível no ambiente digital

29.04.2020 | Inclusão Social

Inclusão e acessibilidade. Esses são os motes da Coletânea Literatura Acessível, iniciativa do Instituto Superar formada por uma série de livros disponíveis em multiformato, como Libras, braille, audiodescrição e pictograma. O projeto foi um dos contemplados no 4º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e suas atividades presenciais ainda serão programadas.
Desde o início do distanciamento social que o Brasil vive atualmente, a organização precisou repensar a comunicação com o público-alvo e disponibilizar os conteúdos por meio dos canais on-line. “Com essa nova perspectiva, o engajamento teve aumento significativo de 50% em nossas plataformas. Enxergamos a relevância e a participação social do público, sobretudo de quem tem alguma deficiência, o que nos aproxima dos princípios da inclusão. Sem dúvida, é um canal de educação como formação humana, vai além de apenas uma ferramenta on-line. Agrega valor”, comenta Carina Alves, do Instituto Incluir e Instituto Superar. 
Para ela, o movimento virtual tem sido muito válido, pois, além de o projeto ter sido recomendado pelo maior portal de acessibilidade e inclusão do Brasil (@portalacesse), a percepção é de que as pessoas estão acessando e aproveitando o material. 
“Diante dessa demanda de distanciamento social e da necessidade de atividades às crianças e aos jovens, estamos finalizando um material de contação de histórias no YouTube, ebooks e uma campanha para doação de livros até 20 de maio. Esse conteúdo ficará disponível nos perfis de comunicação do projeto. Além disso, utilizamos o canal de podcast para dialogar e noticiar o Literatura Acessível”, ressalta Carina.


Confira as histórias em www.literaturaacessível.com.br e ainda alguns podcasts Incluídos & Misturados, também feitos pelo Instituto Incluir (para acessar é necessário ter conta no Spotify): 


https://open.spotify.com/episode/0EZJEnywkYz4QznAgwmFdJ?si=tZkf5rMARiOiQl5YbwQiPQ

https://open.spotify.com/episode/1NMYWlprP2IGzsID8MU2cK?si=xgiOr1vkTsOMcsm1joSy7A

 

 

Projeto terá rodas de leitura quando o cenário se normalizar após a pandemia Projeto terá rodas de leitura quando o cenário se normalizar após a pandemia
Autor: Divulgação