Voltar

Instituto CCR propõe atividades para a conscientização no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

04.12.2020 | Educação

Para ampliar a conscientização sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o programa Caminhos para a Cidadania, realizado pelo Instituto CCR, oferece sugestões de atividades para as crianças compreenderem melhor o que é deficiência, a importância do respeito e da empatia e, ainda, o que podem fazer para a sociedade ser mais inclusiva. Uma das propostas, por exemplo, incentiva a reflexão sobre os diferentes tipos de deficiência e as possíveis adaptações que tornariam as escolas e espaços de lazer mais acessíveis.

“Buscar a inclusão de alunos com deficiência não passa apenas pelas mudanças físicas dos locais, é preciso também realizar um processo de conscientização dos colegas e professores que irão conviver com eles”, esclarece Ariane Teles, responsável pelo Caminhos para a Cidadania. “Um ambiente saudável e inclusivo é fundamental para um desenvolvimento educacional pleno para todas as crianças.” 

Uma das atividades propostas pelo Caminhos para a Cidadania é a narração de histórias de grandes personalidades que têm algum tipo de deficiência, como Stephen Hawking, um dos mais conhecidos físicos do mundo e o nadador Daniel Dias, maior medalhista da história do esporte brasileiro. A ideia é desmitificar a deficiência, quebrar tabus, conscientizar e ensinar as crianças a prática da inclusão, do respeito e da empatia. As histórias dessas personalidades e outras informações sobre as atividades estão disponíveis no site do programa (https://bit.ly/ICCRPCD). 

Material sobre o tema está disponível no site Material sobre o tema está disponível no site
Autor: Divulgação