Voltar

Webinar promovido pelo programa Caminhos para a Cidadania debateu o impacto da pandemia e suas medidas no nosso futuro!

19.08.2020 | Educação

No fim de julho, o programa Caminhos para a Cidadania promoveu uma importante discussão on-line. O webinar reuniu participantes dessa iniciativa do Instituto CCR e teve como tema “O que aprendemos com este momento e quais são as perspectivas para o futuro?”. Realizado via zoom, ele contou com a participação de Luciana Allan, formada em Matemática, doutora em Educação pela USP e Diretora Técnica do Instituto Crescer e foi mediado por Ariane Telles, responsável pelo programa. Chegaram a se conectar 336 educadores! 

Para a colaboradora, o webinar aproximou ainda mais o público do Caminhos para a Cidadania. “Apresentamos um tema muito relevante para o momento, que são os desafios da educação e as lições aprendidas com o isolamento social”, destaca.  Outros pontos de destaque do encontro foram recomendações para o presente e apontamentos para o futuro. “Trouxemos dados de uma pesquisa do Instituto Crescer sobre a perspectiva de volta às aulas pós-pandemia e dividimos com os participantes algumas dicas de atividades que podem utilizar no seu dia a dia a distância com os alunos”, explica Ariane.

Os professores puderam interagir e deixar seus próprios comentários e opiniões sobre esse contexto. Confira alguns deles:

“São tempos de renovação. Durante os novos desafios, estamos mobilizando saberes antes ignorados e voltando a estudar. É impressionante como a tecnologia é rica e como deixamos de aplicá-la nas salas de aula durante muito tempo. Não tem sido fácil nem para professores nem para pais alunos, mas lentamente vamos nos adequando a uma nova maneira de trabalhar.”

“Há tempos, compreendemos a necessidade de incluir a tecnologia no nosso trabalho. Porém, durante todo esse tempo, adiamos essa nova experiência, sempre encontrado desculpa. Só que chegou a hora, e não temos mais como fugir dessa situação. Quem sabe quando passar esse tempo terrível possamos ter conosco a certeza de que somos capazes de inovar sempre, enfrentando qualquer desafio que nos seja imposto, afinal somos professores.”

Webinar reuniu 336 participantes Webinar reuniu 336 participantes
Autor: Divulgação