Voltar

Workshop prepara a nova era do Programa Caminhos para a Cidadania

19.03.2020 | Educação e Cidadania

Um workshop recheado de dicas, compartilhamento de práticas e novidades marcou a preparação para mais uma temporada do Programa Caminhos para a Cidadania, que, só no ano de 2019, beneficiou 187.114 alunos e envolveu 7.101 professores, de 87 municípios. O evento foi realizado nos dias 3 e 4 de março, na sede do Instituto CCR, em Jundiaí, antes das recomendações de se evitar reuniões por conta do Coronavírus. O Programa como um todo, inclusive, está todo preparado aguardando a normalização da questão de saúde e o reinício das aulas, para que entre em ação.

O evento
O workshop reuniu colaboradores de concessionárias que atuam em nome do Instituto CCR com os projetos de Responsabilidade Social nos trechos sob influência de suas unidades de negócio, equipe do Instituto Crescer – que faz a consultoria pedagógica do Programa - e a própria gestão do Instituto CCR.
A abertura, no dia 3, foi realizada pela diretora do Instituto CCR, Marina Mattaraia, que destacou sobre a importância de todos estarem alinhados à nova fase do Programa, que entrou de vez na era digital. “É muito importante e gratificante saber que podemos continuar contando com a parceria de todos vocês para essa nova fase tão importante dessa iniciativa que leva Educação para o Trânsito e Cidadania aos alunos de escolas municipais”.
O diretor da CCR SPVias, José Salim, também comentou, na introdução, sobre a importância do Caminhos para a Cidadania. “Eu, particularmente, gosto muito do Programa. Vejo de perto, no trecho da CCR SPVias, como ele é importante para a comunidade. É um trabalho maravilhoso que temos que continuar apoiando, sempre”, ressaltou.
Luciana Alan, diretora técnica do Instituto Crescer, também deu seu recado: “Vejo que o Instituto CCR teve todo um cuidado para migrar o Programa para o digital. Não foi proposto nada que as escolas públicas não consigam utilizar ou praticar. Isso é muito importante destacar”.
O primeiro dia do evento contou com o inspirador workshop “Comunicação, a chave para abrir os melhores caminhos”, com o professor Letterino Santoro que abordou, entre outras questões, sobre a importância da comunicação nas relações humanas e a importância da escuta ativa entre as pessoas. 
No segundo dia, o Instituto Crescer apresentou como será a realidade do Programa com a inovação de utilizar um sistema 100% EAD para a formação dos professores e coordenadores municipais e pedagógicos. Além de definições e desenvolvimento de soluções em grupo pensadas a partir do olhar dos atores do projeto, também foram realizadas sensibilizações e simulações de como serão as aulas utilizando o recurso digital.
Outra novidade será a renovação do site do Caminhos para a Cidadania, que estará mais dinâmico e facilitará o acesso às informações. A inclusão estava presente em todas as conversas e questões sobre como serão realizadas as atividades do programa em escolas desprovidas de tecnologia. Em breve, tudo estará no ar!
“O workshop foi muito positivo, com o compartilhamento de dicas e informações dadas pelo professor Letterino Santoro, sobre as narrativas que podemos utilizar dentro do universo corporativo. Temos um importante programa privado de educação no trânsito por meio do qual, nos últimos anos, plantamos sementes e colhemos frutos positivos com a disseminação de conhecimento para alunos da rede pública municipal. Hoje o programa está se remodelando em uma plataforma digital, mas seguimos contribuindo através do Caminhos para a Cidadania para um trânsito mais gentil”, destacou Jair Xavier, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR NovaDutra.
“Foi muito importante participar do evento do Caminhos para a Cidadania. Estamos estudando a possibilidade de implantá-lo em Mato Grosso do Sul e o nosso aprendizado é fundamental para que a iniciativa seja um sucesso. Agradeço muito ao Instituto CCR pela oportunidade, aos colegas das outras unidades do Grupo, às explanações do Instituto Crescer e à excelente aula ministrada pelo professor Letterino”, ressaltou Maurício Cintrão França, gestor de Comunicação e Ouvidoria da CCR MSVia.
Saiba mais sobre o Programa em www.caminhosparaacidadania.com.br .

 

Workshop integrou os colaboradores que cuidam dos projetos sociais do Instituto CCR Workshop integrou os colaboradores que cuidam dos projetos sociais do Instituto CCR
Autor: Comunicação Instituto CCR