Voltar

Dicas de volta às aulas

31.07.2019 | Educação e Cidadania

O período de volta às aulas traz uma boa dose de ansiedade, tanto para pais e alunos quanto para educadores. Por isso, é preciso elaborar uma série de atividades de adaptação na primeira semana. Dessa forma, o período inicial do segundo semestre letivo fica mais leve e fácil de levar.

Confira algumas dicas:
• Mude a estrutura da sala de aula
Para prender a atenção dos alunos, elabore um grande círculo com as mesas a fim de que todos se sentem em uma grande roda. Além de surpreendê-los, você vai criar um momento de reencontro, proporcionando que eles se vejam e se comuniquem. Já que todos vão estar dispostos a conversar e a trocar experiências das férias, esse é o momento ideal para realizar uma atividade que envolva tudo isso. Afinal, o aprendizado pode vir de todos os lugares, e, ao mudar a estrutura da sala de aula, você terá a chance de conseguir ganchos para ensinar partindo das conversas com os alunos.

• Use o método scrum
Com foco em organizar o diálogo entre os estudantes, tanto nessa parte inicial quanto em qualquer outro momento do ano, a técnica de scrum auxilia na definição de questões básicas de orientação e torna a discussão em grupo mais produtiva. Exemplo: quando for organizar uma atividade que precisa do cumprimento de etapas, crie um quadro com os tópicos “a fazer”, “feito” e “sendo feito”. Dessa forma, a turma tem uma visão geral sobre o que tem sido explorado e se conscientiza sobre o andamento da ação. Além disso, você consegue moderar as atividades e ter o controle sobre o que está acontecendo.

• Desperte o interesse das crianças
O período de volta às aulas é perfeito para trabalhar o interesse dos alunos, engajando-os ainda mais nas atividades em classe. Portanto, escolha algum filme que estreou nos cinemas durante as férias, como “Toy Story 4”, “Turma da Mônica: Laços” ou “O Rei Leão” e traga algum ponto de atenção para ser discutido em sala de aula. Talvez seja interessante transmitir o trailer, exemplificando melhor o assunto! Dessa forma, as crianças vão prestar mais atenção e, consequentemente, participarão do debate.

E o Programa Caminhos para a Cidadania também volta com força total, movimentando mais de 198 mil alunos e 5,6 mil professores!

Volta às aulas Volta às aulas
Autor: Divulgação