Voltar

Programa Caminhos para a Cidadania proporciona reflexão sobre cidadania desde o primeiro dia de aula

20.02.2019 | Educação e Cidadania

O início do ano letivo é um momento muito aguardado pelos alunos, que ficam ansiosos para reencontrar colegas e professores, começando com muita energia e alegria. De acordo com Isabel Cristina Ramos, professora de uma unidade de ensino de Santa Isabel (SP), o momento é bem propício para iniciar as atividades do programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR.
“Trabalhamos com o programa desde do primeiro dia de aula, conscientizando os alunos acerca da importância da cidadania no cotidiano. Falamos sobre o respeito ao ambiente e sobre a relevância de respeitar as leis de trânsito. O aprendizado que os alunos têm em sala de aula é transmitido aos seus pais familiares, que ajudam com pesquisas e trabalhos”, afirma Cristina.
No início das aulas, durante o primeiro contato com o Caminhos para a Cidadania, os alunos ficam curiosos com a apostila e recebem muito bem a novidade tratada em sala de aula. A professora conta que, entre as várias atividades do programa, os alunos fazem, por exemplo, pesquisas ao longo do ano e apresentam uma maquete sobre segurança no trânsito.
Leopoldina Pedroso, professora de uma unidade de ensino de Santa Isabel (SP), conta que o Caminhos para a Cidadania reflete de forma positiva no dia a dia dos alunos. “Trata-se de um programa integrado, em que os pequenos são contemplados de forma interdisciplinar, levando-os a refletir sobre os problemas relacionados ao trânsito. O projeto começa na escola e é expandido para a família e comunidade, pois nossos alunos se portam como verdadeiros agentes mirins, levando seus aprendizados para além dos portões escolares”, diz.
Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui e fique por dentro da iniciativa. http://www.institutoccr.com.br/noticias/educacao-e-cidadania/107337-conceitos-do-caminhos-para-a-cidadania-ajudam-a-formar-jovens-conscientes
 

Atividades especiais são realizada ao longo de todo o ano Atividades especiais são realizada ao longo de todo o ano
Autor: Divulgação