Voltar

Conceitos do Caminhos para a Cidadania ajudam a formar jovens conscientes

31.01.2019 | Educação e Cidadania

Há 17 anos, o Caminhos para a Cidadania conscientiza comunidades e motoristas sobre segurança no trânsito, mobilidade urbana e outros assuntos. Em 2018, o programa formou cerca de 260 mil alunos e capacitou quase 9 mil professores. Nesta reportagem, você vai entender melhor quais são os conceitos de cidadania aplicados juntos aos pequenos.
Transformação em sala de aula
Mirian de Freitas Pereira, da unidade de ensino de Cotia (SP), explica que o programa aborda conceitos de ética, respeito, solidariedade, amor ao próximo e companheirismo.
Na prática, os alunos aprendem a obedecer aos sinais e às placas de trânsito, além de respeitar o próximo e o meio ambiente. Eles também conversam com os pais sobre a importância de seguir as regras de tráfego e, ainda, alertam os adultos sobre as boas práticas no trânsito.
“As crianças chegam à conclusão de que os temas precisam ser usados e discutidos no dia a dia, não apenas nas aulas. O programa é incentivador, cria o senso de responsabilidade e aborda temas que os alunos gostam de falar. O teatro e os desenhos completam as atividades e fazem muito sucesso entre os estudantes”, avalia Mirian.
 

Cidadania é abordada de diversas formas no programa Cidadania é abordada de diversas formas no programa
Autor: Divulgação