Voltar

Transformação via cultura, esporte e educação

28.11.2018 | Educação e Cidadania

 

Promover, proteger e estimular as crianças que se encontram ociosas e em vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento esportivo e trabalho psicossocial. Esse é o objetivo do Crianças Direito de Ser, uma das frentes do Projeto Social Grêmio União, de Pindamonhangaba (SP).

Atualmente, o projeto beneficia 170 crianças, assegurando o preparo para uma vida saudável, minimizando exposições a situações de violência e conduzindo-as para uma melhoria no aprendizado, além de incentivá-las a lutar por um futuro melhor.

Em dezembro, uma nova turma vai se formar após muito aprendizado e troca de experiência. Serão formadas crianças de duas unidades: da Escola Municipal Elias Bargis Mathias e da Escola Municipal Moacyr de Almeida.

“Os avanços sociais com essas turmas foram impactantes. A entrega e o comprometimento dos alunos representam o ponto alto da realização do projeto. Eles absorveram, de forma positiva, a linguagem de conceitos como cooperação, solidariedade e respeito, fazendo do futsal e do rugby ferramentas de transformação social”, afirma Admauro Souza, do Projeto Social Grêmio União.

A formatura será realizada para cerca de mil crianças pertencentes a diversas iniciativas da instituição Grêmio União. Todas receberão um certificado e uma medalha personalizada do projeto.

Fazendo a diferença

O projeto Crianças Direito de Ser é realizado via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA/FUMCAD), cuja empresa apoiadora é a CCR Nova Dutra por meio do Instituto CCR.

“Graças ao alinhamento e à parceria do projeto com a CCR, é possível proporcionar vivências e experiências que permitiram às crianças uma progressiva inserção no mundo social. Agimos diretamente na prevenção e atuação contra a incidência da criminalidade, violência, drogas e outras vulnerabilidades sociais”, finaliza Admauro.

 

Projeto Criança Direito de Ser Projeto Criança Direito de Ser
Autor: Divulgação