Voltar

Um caminho de conhecimento

25.10.2018 | Educação e Cidadania

O que você faz com o seu tempo? A Fernanda Gardezani dedica parte dele compartilhando conhecimento com crianças e adolescentes que passam pela sua vida no município de Cordeirópolis (SP). Ao longo dos anos 2000, ela atuou como professora do Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, trocando experiências com alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental sobre o comportamento seguro no trânsito. Fora da sala de aula, foi coordenadora pedagógica e, atualmente, está à frente do projeto Google for Education, na Secretaria de Educação do município.

Segundo Fernanda, o conhecimento adquirido pelo programa e aplicado em classe permeia a sua vida até os dias de hoje. “Os principais ensinamentos são responsabilidade e respeito, independentemente de estarmos como pedestres ou condutores de veículos. Por isso, passei para os meus alunos e filhos todas as informações necessárias sobre locomoção responsável e consciente”, afirma.

Na outra direção do Caminhos para a Cidadania, está Heleanora Gardezani Gaudêncio, filha de Fernanda e designer de sobrancelhas, que, mesmo com o passar do tempo, ainda tem as aulas do programa em sua memória. “Foi uma experiência incrível. Com apenas nove anos de idade, aprendi muita coisa sobre o trânsito e suas leis, leituras de placas e tipos de sinalização”, lembra.

Apesar de não ter feito parte das turmas da sua mãe durante o Caminhos para a Cidadania, Heleanora contou com bons exemplos em casa: “Sempre que entrávamos no carro, a primeira coisa que ela falava era: ‘Põe o cinto criançada!’”, recorda.

Desde o início do programa voltado à educação no trânsito e à cidadania, foram atendidos mais de 120 mil professores como Fernanda, que finaliza: “Ser educadora é fazer parte da transformação e construção dos conhecimentos e das vivências dos pequenos seres humanos que passaram e passam pela minha vida. Aprendo muito com as crianças e com os professores que trabalham comigo”, finaliza.

Neste mês dos professores, o Instituto CCR agradece a todos os educadores que dedicam seu tempo compartilhando conhecimento.


 

 

Fernanda e Heleanora Gardezani Fernanda e Heleanora Gardezani
Autor: Arquvo Pessoal