Voltar

CCR SPVias e Instituto CCR apoiam projeto voltado a crianças e adolescentes de Tatuí (SP)

23.04.2018 | Educação e Cidadania

Talvez você não conheça o Centro de Orientação e Serviços à Comunidade (COSC), mas essa Organização Não Governamental (ONG) já contribuiu, de maneira significativa, para melhorar a vida de milhares de moradores da cidade de Tatuí (SP) e região em mais de 50 anos de trajetória. 

No início, o trabalho da organização era voltado à complementação de renda de donas de casa. Elas aprendiam a cozinhar e a costurar para que pudessem ter uma renda adicional. 

O COSC também ofereceu cursos para gestantes, entregou enxovais para mães em frágil condição social, promoveu a doação de alimentos para pessoas carentes e realizou atividades recreativas, de lazer e ocupacionais com idosos.  

Esporte e cultura

Há alguns anos, a ONG mudou a sua filosofia de trabalho e voltou a sua atuação para crianças e adolescentes. Desde 2017, o projeto “Esporte e Cultura:  Caminhos para a Inclusão Social” passou a ser apoiado pela CCR SPVias e pelo Instituto CCR por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Por meio desse projeto, 110 crianças e adolescentes de nove a 16 anos são atendidos três vezes por semana no COSC, em dois períodos: manhã e tarde.

“Lá, os pequenos e jovens têm acesso a aulas de reforço em um ambiente diferente da escola tradicional. As cadeiras, por exemplo, ficam em círculos, o que ajuda a criar um ambiente de troca, colaboração e aprendizado”, explica Débora Aguiar, da área de Responsabilidade Social da CCR SPVias.

Na ONG, eles também participam de oficinas de informática, têm aulas de música e de dança e praticam atividades esportivas, que são utilizadas como uma importante ferramenta de socialização.

“Outro diferencial do projeto é o acompanhamento das famílias das crianças e dos adolescentes participantes do projeto. Assistentes sociais procuram fazer com que pais, mães e outros familiares atuem diretamente no desenvolvimento deles”, diz Débora.

Prontos para o mercado

Para os que já estão de olho no mercado de trabalho, o COSC ensina como elaborar um currículo, o jeito certo de escrever e-mails e a maneira adequada de se vestir para ambientes de trabalho, entre outros temas que contribuem de maneira significativa para a conquista de um emprego.

“Quando visitamos essa iniciativa, vimos o quanto ela está alinhada aos valores do Grupo CCR, que visa desenvolver as regiões onde atua. O projeto prepara os adolescentes para o futuro profissional, o que talvez renda frutos diretos para a própria companhia. Afinal de contas, um desses jovens pode se tornar um menor aprendiz da empresa no futuro”, destaca Débora.

 

 

 

 

 

Na foto Silvano Gaspar (Forma Cultural), Daniele Mendes (Coordenadora do CosC), Débora Aguiar (Instituto CCR), Juvenal Rodrigues (Presidente CosC) Na foto Silvano Gaspar (Forma Cultural), Daniele Mendes (Coordenadora do CosC), Débora Aguiar (Instituto CCR), Juvenal Rodrigues (Presidente CosC)
Autor: Divulgação