Voltar

Programa Caminhos para a Cidadania oferece formação a distância para educadores

23.04.2018 | Educação e Cidadania

Programa Caminhos para a Cidadania oferece formação a distância para educadores
O Programa Caminhos para a Cidadania, realizado pelo Instituto CCR, implementará este ano, em formato piloto, uma ferramenta de Educação a Distância (EAD) para a formação continuada dos educadores que integram a iniciativa.

Nesta primeira fase, o público-alvo são professores de 4º e 5º anos de escolas localizadas em Barra Mansa (RJ), Itapetininga (SP), Itapeva (SP), Iguaba Grande (RJ), Caieiras (SP), Osasco (SP) e Campo Largo (PR), que serão orientados pelos próprios coordenadores pedagógicos de suas escolas, treinados para disseminar o funcionamento da ferramenta.

Programação completa
Os professores dos municípios poderão utilizar o ambiente virtual para formação a partir do dia 23 de abril. Segundo Ariane Teles, uma das responsáveis pelo Caminhos para a Cidadania, hoje a formação presencial tem duração de 2h30. No formato on-line, eles terão acesso a um conteúdo mais extenso, que será disponibilizado ao longo de oito semanas. Confira a programação completa:

Semana - Módulo
1 - Introdução
2 e 3 - Aprendizagem significativa e as novas metodologias de ensino-aprendizagem
4 e 5 - Transformando o storytelling em momento maker
6 e 7 - Planejando uma aula inovadora
8 - Consolidação da aprendizagem

Gestão do tempo
Ariane conta que um dos principais benefícios da formação on-line é a flexibilidade de horário. No formato presencial, o professor precisa sair da sala de aula e dispor daquele tempo para realizar a formação, mas, na nova modalidade, ele mesmo decide em que momento vai se dedicar à formação.

Outra vantagem é que professor também pode baixar o conteúdo e fazer as leituras off-line e onde quiser. Ou seja, o maior benefício do treinamento EAD é dar ao educador a possibilidade de gerir o tempo dedicado à formação. Ao todo, 580 professores devem participar da formação a distância na fase experimental.

A expectativa é de que até o próximo ano todos os municípios que integram o Caminhos para a Cidadania possam ter acesso à nova ferramenta.

 

Coordenadores pedagógicos participam de treinamento com equipe de projetos da CCR AutoBAn Coordenadores pedagógicos participam de treinamento com equipe de projetos da CCR AutoBAn
Autor: Assessoria de Imprensa CCR AutoBAn