Voltar

Programa Caminhos para a Cidadania conta com novidades para 2017

27.03.2017 | Educação e Cidadania


Tiveram início neste mês os encontros temáticos do programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR. O programa conta com uma nova metodologia desde 2016 e que já foi implementada e praticada no tema trânsito. A partir deste ano ela também será implementada no tema meio ambiente, por isso, haverá três encontros temáticos – o primeiro será para a apresentação da metodologia. E sobre trânsito haverá dois encontros.
O principal objetivo dessas atividades é capacitar os professores, de forma dinâmica, a aplicar a metodologia em prática na sala de aula.

A nova metodologia é formada por duas linhas do conhecimento: aprendizagem significativa e inteligências múltiplas. A aprendizagem significativa propõe a compreensão integrada dos novos conteúdos. E as inteligências múltiplas pretendem estimular a aprendizagem por meio do desenvolvimento das potencialidades de cada um. Os livros do programa também foram reformulados.

Os encontros temáticos são formados por várias atividades. Os professores participam de dinâmicas, assistem a vídeos, debatem sobre a metodologia, fazem atividades dos livros e, ao final, participam de uma discussão de alinhamento sobre tudo o que foi apresentado.  “O resultado do encontro temático é que o professor fica apto a aplicar novidades e atividades para incentivar o aprendizado de forma criativa e lúdica em sala de aula”, explica Débora Lúcia, coordenadora do programa na CCR SPVias. “O resultado nas escolas que fazem parte do projeto é impressionante, pois os professores ficam mais dinâmicos em sala de aula, e os alunos aprendem a trabalhar em grupo, dividir experiências e ter mais agilidade”, define Lurdes Domingues, coordenadora do programa no município de Buri, onde há sete escolas participantes.