Voltar

Livro do meio ambiente recebe atualização

13.02.2017 | Educação e Cidadania

Livro do meio ambiente recebe atualização

Realizado desde 2002, o programa educacional Caminhos para a Cidadania passa por constantes atualizações. Em 2016, além do nome que antes era Estrada para a Cidadania, o livro sobre educação no trânsito passou por reformulação e neste ano é a vez do material do meio ambiente.

A nova estruturação dos livros seguiu a mesma linha. O material está em consonância com as atuais metodologias de ensino do país. “As mudanças estão mais aderentes às necessidades atuais dos professores que trabalham com o programa e foram baseadas nas diretrizes educacionais do sistema nacional de educação e com especial atenção às opiniões dos educadores envolvidos no programa”, explica Hagatha Proença, do Instituto CCR.

A revisão do material, que engloba tanto o livro do trânsito como do meio ambiente, começou em 2015, com a pesquisa focal com os coordenadores do programa dos municípios participantes, com o objetivo de entender as necessidades de atualização.

Os livros contam com o método da aprendizagem significativa, seguindo os preceitos do pesquisador de psicologia educacional, David Ausubel, e da Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida por Howard Gardner, que tornam o ensino mais atrativo e efetivo.

A prática pedagógica tem o intuito de promover, orientar, construir, fortalecer e manter comportamentos que resultem em atitudes de segurança no trânsito e proteção ao meio ambiente.

Desde seu início, o programa já atendeu mais de 2 milhões de alunos, 90 mil educadores e 2 mil escolas participantes, em mais de 100 municípios. Presente em três estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, o Caminhos para a Cidadania tem como foco alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino.

Atualmente participam do programa as concessionárias CCR AutoBAn, CCR NovaDutra, CCR RodoNorte, CCR SPVias, CCR ViaLagos e CCR ViaOeste.

Saiba mais em www.caminhosparaacidadania.com.br

Livro do meio ambiente recebe atualização Livro do meio ambiente recebe atualização