Voltar

Educação sobre trânsito e meio ambiente no Caminhos para a Cidadania

17.01.2017 | Educação e Cidadania

Em 2016, o programa educacional do Instituto CCR deixou de ser chamado de Estrada para a Cidadania e agora é Caminhos para a Cidadania e essa não foi a única novidade, o material didático foi reformulado e seguiu sugestões dos educadores envolvidos no projeto.

O programa que tem o objetivo de educar, ensinar e informar sobre segurança no trânsito, mobilidade urbana e meio ambiente, beneficiou, somente no último ano, 280 mil estudantes e mais de 10 mil professores de 105 municípios participantes. 

Para capacitar os professores que atuam diretamente no programa são realizados encontros temáticos, quando os docentes recebem orientações para trabalhar com os livros e dicas de dinâmicas em sala de aula. Em 2016, foram realizados 623 encontros.

Além das atividades e aulas realizadas em sala, os alunos participam de atividades complementares. Foram realizadas 24 blitze, ações promovidas fora da sala de aula, quando os estudantes têm a oportunidade de interagir com motoristas ao entregar desenhos com dicas de trânsito seguro. Durante a Semana Nacional do Trânsito, em setembro de 2016, foram entregues 70 mil desenhos.

Foram produzidas mais de 60 mil cartinhas da campanha ‘Arte na Estrada’, com mensagens sobre a importância da preservação do meio ambiente, produzidas pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 10 e 11 anos. Esse material foi entregue aos motoristas nas praças de pedágio no mês de dezembro, com o objetivo de reforçar a importância da preservação do meio ambiente. 

E depois de figurarem como os personagens principais em diversas atividades, os futuros motoristas também se tornaram espectadores e assistiram ao espetáculo “Cadê o amor que estava aqui?”, produzido pela CIAVIP Produções Culturais. Foram 209 apresentações, para um público de mais de 57 mil crianças, professores e diretores da rede municipal de ensino das cidades participantes.

O programa, que é desenvolvido pelo Grupo CCR desde 2005, já formou mais de 1 milhão de alunos e de 37 mil professores. Em 2017, o Caminhos para a Cidadania continua a levar educação sobre trânsito e meio ambiente para milhares de jovens estudantes. 

“Acreditamos que crianças conscientes se tornarão cidadãos responsáveis no futuro e é com esse objetivo que o Grupo CCR, por meio de seu Instituto, trabalha constantemente para promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável nas regiões onde atua”, conclui Ariane Teles Santana, uma das responsáveis pelo Caminhos para a Cidadania.

Saiba mais sobre o programa em www.caminhosparaacidadania.com.br

Alunos participaram de blitz educativa e assistira à peça "Cade o Amor que Estava Aqui?" Alunos participaram de blitz educativa e assistira à peça "Cade o Amor que Estava Aqui?"
Autor: Clóvis Ferreira/Digna Imagem