Voltar

Caminhos para a Cidadania: reformulação do material didático do trânsito é testado e aprovado

04.08.2016 | Educação e Cidadania

Para os alunos e professores que participam do programa Caminhos para a Cidadania, o segundo semestre escolar é recheado de atividades interativas propostas no material didático, principalmente no livro do trânsito que é aplicado para os alunos dos 4º anos, pois após a reformulação, em 2016, está ainda mais atrativo tanto para alunos como para professores.

O material passou por atualização na base pedagógica o que permitiu maior adesão às necessidades atuais dos docentes que trabalham com o programa. As alterações foram baseadas nas diretrizes educacionais do sistema nacional de educação e com especial atenção às opiniões dos educadores envolvidos nas atividades.

“Para esta revisão, foi realizada, no início de 2015, pesquisa focal com os coordenadores do programa dos municípios participantes, com o objetivo de entender as necessidades de atualização”, explica Hágatha Proença, responsável pelo  programa Caminhos para a Cidadania. 

E as mudanças foram aprovadas pelos coordenadores e professores que participam do programa. Marilu Paulino de Almeida é coordenadora do programa no município de Arujá, interior de São Paulo, e comenta que a atualização do material didático foi muito importante.

“Hoje o livro é mais dinâmico e lúdico. O conteúdo pode ser assimilado pelas crianças com mais facilidade. Os professores gostam muito de trabalhar com o novo material. Ficamos muito felizes quando fomos consultados sobre a alteração e percebemos que nossas percepções foram entendidas e principalmente aplicadas no material”, comenta a profissional de educação.

Marilu ainda afirma que, além da atualização do livro, os encontros para a formação dos professores também tiveram um salto na qualidade. “Os formadores nos ajudaram com atividades interativas, jogos e dicas de como deixar a aula cada vez mais participativa e interessante para os alunos”, complementou Marilu.

Em 2016, o programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, é realizado em mais de 100 municípios em regiões de influência de rodovias sob a concessão do Grupo CCR. O primeiro semestre foi marcado por muitas atividades tanto para coordenadores e professores como para os alunos. Confira alguns números:

•285 mil alunos.
•11 mil professores.
•379 encontros temáticos sobre trânsito e meio ambiente, que reuniram quase 8 mil professores.
•130 apresentações espetáculo infantil “Cadê o amor que estava aqui”, da Cia VIP, para mais de 37 mil alunos.
•32 blitzes do meio ambiente, com a participação de 589 alunos, que atingiram 1.500 usuários.


Saiba mais sobre o programa em www.caminhosparaacidadania.com.br.

Material foi atualizado e aprovado por professores e alunos Material foi atualizado e aprovado por professores e alunos
Autor: Marcos Peron