Voltar

Quarentena em casa: projetos itinerantes oferecem espetáculos on-line

29.04.2020 | Cultura e Esporte

A rotina mudou. Os hábitos não são mais os mesmos, afinal estamos vivendo de uma forma totalmente diferente nesta quarenta que combate a disseminação do coronavírus. Para incentivar a continuidade do acesso à cultura, projetos itinerantes apoiados pelo Instituto CCR oferecem espetáculos e atividades on-line. 
As iniciativas disponibilizam entretenimento e diversão neste momento atípico e difícil para a sociedade. Essas ações, no entanto, não substituirão as futuras apresentações presenciais. Assim, há dicas que podem ser aproveitadas por todos. O Teatro a Bordo, em seu Canal do Caixola, no YouTube, já lançou mais de dez vídeos com diversos episódios que vão alegrar e entreter toda família.
O Canal do Caixola iniciou suas atividades no YouTube em março deste ano e, até o momento, foram 11 vídeos enviados à plataforma, totalizando aproximadamente 800 visualizações, em 32,3 horas de exibição e 44 inscritos. “Publicamos vídeos inéditos toda terça e quinta. Em todos os vídeos colocamos a hashtag #FiqueEmCasa e o propósito das atividades é esse: trazer conteúdo e ideias para crianças e famílias passarem o tempo na quarentena de forma criativa”, explica Talita Berthi, do Teatro a Bordo. 

O projeto BuZum!, que também tem seu canal no YouTube, lembra que estão disponíveis diversos espetáculos, como “Mundo Português”, “Filhotes do Brasil”, “Energia”, “Intolerância” e “Mamulengo”. “Observamos um engajamento bacana em nossas redes sociais durante a quarentena. Vimos pessoas marcando outras para assistirem aos conteúdos e dizendo que estão com saudades das apresentações”, comenta Mariane Gutierreza, do BuZum. 
O projeto PhotoTruck, da ImageMagica, também disponibiliza o materiais on-line e entende a importância dessa iniciativa. Em três episódios, são transmitidas atividades práticas de forma descontraída, dentro de uma série denominada “Receitas da ImageMagica”. Os ‘ingredientes’ serão destinados a elaboração de Câmara Escura, Taumatrópio e Cianotipia. Ariane Teles, do Instituto CCR, comenta que materiais assim vêm ajudando o Brasil a passar pelo isolamento social. “As pessoas que estão em casa têm à disposição conteúdos produtivos por meio dessa contribuição social. Acesso à cultura sem precisar sair do lar!”, completa. 

Confira os links dos canais:

Teatro a Bordo: 
https://www.youtube.com/channel/UCKd917KiXvCV3c5mlk4Dz2w?view_as=subscriber

BuZum! (acessar a seção “Espetáculos na íntegra):

 

https://www.youtube.com/channel/UCDeKcpPPjdILonDOQiADNmQ 

 

Imagemagica:

Receita: câmara escura

https://www.youtube.com/watch?v=czmQJR3Nmw8

Receita: taumatrópio

https://www.youtube.com/watch?v=GSsQ2CdD62w

Receita: cianotipia

https://www.youtube.com/watch?v=r4NZVzXEz3c

 

 

Projetos como o BuZum! trazem espetáculos on-line Projetos como o BuZum! trazem espetáculos on-line
Autor: BuZum!