Voltar

Disseminando cultura Brasil afora

28.02.2020 | Cultura e Esporte

Levar cultura, alegria, informação e proporcionar momentos de integração às comunidades nas regiões onde o Grupo CCR atua. Esse é o objetivo dos projetos itinerantes apoiados pelo Instituto CCR. Neste ano, as iniciativas devem passar por mais de 150 cidades, beneficiando milhares de pessoas. Conheça mais sobre os projetos BuZum, Cine em Cena, PhotoTruck e o Teatro a Bordo!

BuZum: teatro de bonecos adaptado em um ônibus que leva espetáculos infantis e jovens para diversas cidades. Em parceria com a CCR, a iniciativa já percorreu mais de 250 mil quilômetros, realizando cerca de 9.500 sessões para aproximadamente meio milhão de pessoas. Os espetáculos são voltados a alunos do ensino fundamental (crianças de 3 a 11 anos) ou ensino médio (adolescentes que tenham entre 12 e 17 anos). Em 2020, as apresentações previstas são o “Caipira”, um resgate de histórias de figuras folclóricas, o “Curumim”, uma homenagem à cultura indígena, e o “O Grande Perigo”, que narra a trajetória de Tata, uma pequena tartaruga que, ao nascer, volta para o mar em busca de sua mãe.

Cine em Cine: uma sala de cinema itinerante com 225 lugares que leva a sétima arte às cidades sem salas comerciais. O projeto ainda conta com a instalação em regiões desfavorecidas cultural e economicamente, proporcionando, assim, o acesso da comunidade carente aos bens culturais brasileiros e à tecnologia 3D. No Brasil, apenas 10% dos municípios possuem cinemas. Por isso, para muitos, o projeto é a primeira oportunidade de ver um filme em um ambiente diferenciado.

PhotoTruck: o projeto leva às escolas e instituições públicas uma nova visão de fotografia e transforma esse olhar em uma linda exposição. A iniciativa prevê a realização de um circuito de fotografia, com oficinas educativas em diversos municípios. Por meio do PhotoTruck, é possível promover intervenções artísticas fotográficas e possibilitar o trabalho em grupo e a socialização, além de encorajar o jovem a ser comunicativo e participativo, gerando uma reflexão sobre o ambiente em que ele vive.

Teatro a Bordo: primeiro teatro móvel solar do Brasil, contando com apresentações gratuitas, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas em seu contêiner-palco que viaja por todo o país. As apresentações são realizadas em praças e espaços públicos, com acesso gratuito e irrestrito da população, abrindo suas cortinas também para o artista da cidade e proporcionando o intercâmbio cultural e a valorização da cultura local.

Projeto BuZum! Projeto BuZum!
Autor: Renan Perobelli