Voltar

Projeto Concertos EPTV

30.10.2019 | Cultura e Esporte

Escutar música clássica em apresentações gratuitas na sua cidade? Essa foi a proposta do Concertos EPTV, vencedor do 3º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais. Em maio deste ano, a iniciativa percorreu cidades do interior de São Paulo, como Americana, Piracicaba, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste e Limeira, apresentando concertos a estudantes da região.

“A nossa proposta, com o apoio do Instituto CCR e da EPTV, foi difundir a música clássica de forma dinâmica ao nosso público. Queríamos sair do eixo mais tradicional de exibições e realizações de projetos sociais  , que fica sempre nas grandes capitais. Durante as apresentações, o público nos recebeu muito bem e ficou encantado com a magia da música clássica”, afirma Roberto Ring, um dos responsáveis pelo projeto.
Roberto também conta como surgiu o contato com o Instituto CCR. “Tivemos uma sinergia muito forte com a empresa, que pensa verdadeiramente nos projetos sociais e nas comunidades locais. Esse apoio foi fundamental para a realização das apresentações e disseminação de cultura”, revela.

Atividades didáticas
Além das apresentações, o projeto Concertos EPTV também ministrou atividades didáticas para músicos e estudantes de música. Trata-se de workshops ministrados pelo trio de cordas Pablo de León, no violino, Horácio Schaefer, na viola, e Roberto Ring, no violoncelo. “Demos foco nesses instrumentos, já que são os principais em orquestrais de cordas. Na ocasião, aplicamos exemplos práticos usando trechos de obras de renomados artistas, como Bach, Mozart, Beethoven e Dvorák”, finaliza.
 

Artistas renomados no projeto Concertos EPTV Artistas renomados no projeto Concertos EPTV
Autor: Divulgação