Voltar

A música pode transformar

26.09.2019 | Cultura e Esporte

Utilizar o poder da música para ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Esse é o objetivo do Projeto Música e Cidadania apoiado pelo Instituto CCR. A iniciativa busca ampliar o conhecimento dos jovens a partir da formação nos instrumentos escolhidos por eles. Uma forma de incentivar o ensino musical é por meio da premiada Banda Musical Conselheiro Mayrink, hexacampeã no Campeonato de Bandas Nacional e heptacampeã no Estado de São Paulo.

O projeto atende crianças e adolescentes de Mairinque (SP), São Roque (SP), Ibiúna (SP) e Alumínio (SP), proporcionando aulas teóricas e práticas. Os estudantes, conforme avançam nos estudos, podem também integrar a formação profissional da banda ou participar da versão infanto-juvenil do grupo.

Além da oportunidade de aprendizado, os alunos recebem uma bolsa-auxílio para estudarem em conservatórios e faculdades do Estado de São Paulo. Ao receberem a ajuda, eles se tornam monitores, compartilhando o conhecimento musical com os novos estudantes. Essa é uma forma dos jovens encontrarem uma profissão e até viajarem pelo mundo – muitos integrantes da Banda Musical Conselheiro Mayrink estudam em universidades internacionais.

A agenda da banda para os últimos três meses do ano está repleta de apresentações, festivais e concertos. No fim de setembro e em novembro, eles participarão dos campeonatos estadual e nacional, competindo para levar mais um troféu para casa.

Projeto Música e Cidadania Projeto Música e Cidadania
Autor: Divulgação