Voltar

Instituto CCR e a jogada de cinco pontos

29.08.2019 | Cultura e Esporte

De origem inglesa, o Rugby é uma modalidade esportiva que vem alcançando a popularidade entre homens e mulheres no Brasil. E na busca constante pela realização do try – jogada de cinco pontos equivalente ao gol – que a Associação Esportiva Jacareí Rubgy, equipe apoiada pelo Instituto CCR no trecho da concessionária CCR NovaDutra, está transformando a vida de pessoas no município de Jacareí (SP).

A associação tem a missão de desenvolver os participantes nos âmbitos social, educacional e esportivo. Para que isso aconteça, o Jacareí Rugby conta com incentivos públicos e privados, que permitem o acesso gratuito de todos os envolvidos. “Dentro desse processo, o Instituto CCR e a CCR NovaDutra são os principais responsáveis pelo desenvolvimento dos nossos times. Após uma década de apoio, trabalhamos, hoje, com 12 equipes, divididas entre masculino e feminino, dos seis anos de idade ao adulto principal. O avanço foi gradativo e maduro”, explica Júlio César Carmo Faria dos Santos, técnico da equipe adulta principal e coordenador esportivo do Jacareí Rugby.

No eixo social, a associação desenvolveu dois atletas que conseguiram o passaporte para uma equipe de Rugby em Portugal. Em breve, ambos vão estrear a segunda temporada jogando pelo time europeu. Na parte educacional, o Jacareí Rubgy destaca mais dois jogadores que obtiveram, por meio de uma iniciativa vinculada ao esporte, a certificação de proficiência da língua inglesa. Já no âmbito esportivo, cinco atletas participaram do campeonato mundial juvenil da modalidade, que aconteceu em São José dos Campos (SP).

Os destaques são muitos, principalmente, quando o assunto é transformação de vidas. Matheus Cruz Vergueiro e Silva, centro e half da equipe adulta principal do Jacareí Rugby, é prova disso. “Em 2010, comecei na equipe de base, depois fui para a seleção brasileira juvenil e, posteriormente, a adulta. Além disso, consegui uma bolsa de estudos esportiva na Nova Zelândia, onde realizei meu intercâmbio por um ano”, conta Matheus. “O Rugby mudou a minha vida. Hoje em dia, sou treinador e faço educação física, além de trabalhar dentro do clube”, finaliza.

Outro que também está trilhando uma linda história na associação é Matheus Rocha, conhecido como Blade, pilar da equipe adulto principal do Jacareí Rugby. “Com o esporte, aprendi muitos valores, como integridade, paixão, solidariedade e disciplina, que me ajudam a ser uma pessoa melhor”, explica. Ele chegou em 2016 para jogar na segunda divisão do campeonato brasileiro de Rugby, cooperando para o time alcançar o título daquele ano. “Em 2017, entramos na primeira divisão e vencemos mais uma vez. Sem dúvidas, isso foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida”, completa.

No sábado, 31 de agosto, terá início o campeonato brasileiro masculino e o Jacareí Rugby participará. Bons jogos, pessoal!

 

Jacareí Rugby Jacareí Rugby
Autor: Ícaro Leal