Voltar

Projeto educativo e cultural atende 80 crianças e jovens de Limeira (SP)

31.07.2019 | Cultura e Esporte

Assim como educação, segurança e saúde, o aprendizado e o acesso à cultura também são fatores importantes para garantir uma infância saudável, e é justamente esse o objetivo do Criando Ritmos. Desenvolvido pela Organização Social Núcleo Nova Vida, o projeto atua em Limeira (SP) e é voltado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Por meio do Instituto CCR, a CCR AutoBAn apoia a iniciativa desde 2017. Totalmente gratuito, o projeto oferece oficinas de construção de instrumentos musicais, teatro e expressão corporal, atendendo a cerca de 80 aprendizes que têm de 6 a 15 anos. Além das atividades artísticas, os participantes recebem acompanhamento psicológico e social.
Ao longo do ano, eles participam de aulas e realizam ensaios preparatórios para uma grande apresentação, que ocorre no final do ano, na qual são apresentadas todas as habilidades aprendidas na temporada. Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Criando Ritmos também desenvolverá atividades ligadas ao tema. Neste ano, por exemplo, os alunos do projeto preparam uma canção original relacionada a trânsito.
Segundo Elaine Esteves, da área de Responsabilidade Social da CCR AutoBAn, foi observado o desenvolvimento de muitas crianças e jovens ao longo dos anos. “A proposta do projeto de construção de instrumentos musicais a partir de objetos reciclados desenvolve os aprendizes. Aos poucos, eles vão descobrindo que podem construir muito mais coisas com as próprias mãos”, afirma ela. Segundo a colaboradora, o teatro também trabalha as percepções do indivíduo perante o mundo e ajuda os aprendizes a desenvolverem outras habilidades que os inserem em sociedade. “Esse suporte é fundamental a fim de que o projeto continue a proporcionar acesso gratuito a uma atividade de alta qualidade e pleno exercício da cidadania”, finaliza.

 

 

Criando Ritmos Criando Ritmos
Autor: Divulgação