Voltar

Encenação para crianças ajuda na inclusão social

27.06.2019 | Cultura e Esporte

A peça “Um Mundo em Circulação” é vencedora do 3º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais e tem feito a alegria da criançada dos municípios do Paraná. O espetáculo de teatro de bonecos traça um diálogo que contribui para a discussão do modelo de inclusão social no Brasil, refletindo sobre os aspectos sociais e humanos da deficiência, inclusão social e tolerância – na melhor acepção da palavra.

O espetáculo já foi realizado nos municípios onde a CCR RodoNorte atua, como Ortigueira, Imbaú e Carambeí. As próximas cidades que receberão a peça serão Campo Largo, Marilândia, Faxinal, Ipiranga, Tibagi, Piraí do Sul e Balsa Nova.

“Estamos há oito anos com o projeto. Nosso objetivo é levar para as instituições de ensino, em específico às escolas municipais, a reflexão sobre a inclusão da pessoa com deficiência. Levando cultura e entretenimento, mas com responsabilidade social, informação e educação. Desejamos ensinar as crianças como lidar e se comunicar de forma correta com uma pessoa com deficiência”, explica Rafael Magaldi, responsável pelo projeto.

Ele conta que, quando a equipe decidiu pelo nome do projeto a ideia era transmitir a importância de todas as pessoas no contexto da peça. “Mas, em especial nesse projeto, trata-se de se colocar à disposição para um público que, em sua maioria, é de crianças carentes, que nunca assistiram a uma peça de teatro e muito menos uma apresentação com um tema parecido. É algo novo e inédito. Fala-se muito da deficiência, mas, por meio do teatro, as lições são especiais”, reforça Rafael.

Apoio do Instituto CCR

“Há um momento na peça em que eu peço para as crianças fecharem os olhos e repetirem comigo: ‘Construir um mundo melhor para todo mundo’. O Instituto CCR está construindo conosco esse espaço mais acolhedor. No final, as crianças vêm até nós e nos agradecem. Esse obrigado é para o Instituto CCR também, que acredita que podemos, juntos, fazer o amanhã mais próspero”, avalia Rafael Magaldi.

Um Mundo em Circulação Um Mundo em Circulação