Voltar

Núcleos NEOJIBA: a prática artística ao alcance de todos

28.03.2019 | Cultura e Esporte

Promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade social por meio da prática e do ensino musical coletivos. Essa é a missão dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA).

Aproximadamente 6 mil crianças, adolescentes e jovens no estado baiano são contemplados com as ações de formação musical do programa NEOJIBA. Ele possui 13 núcleos: o Núcleo de Gestão e Formação Profissional (NGF), localizado em Salvador, e 12 Núcleos de Prática Musical (NPM), sediados em diferentes bairros da capital e em outros cinco municípios do estado – Simões Filho, Porto Seguro, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Jequié.

Um dos resultados do projeto pode ser conferido na Orquestra Juvenil da Bahia, formada por adolescentes e jovens com até 27 anos. Trata-se da primeira e principal formação orquestral do NEOJIBA.

Apoio do Instituto CCR

Em 2018, a CCR Metrô Bahia, por meio do Instituto CCR, iniciou o apoio ao projeto por meio da Lei Rouanet. Com isso, foi possível realizar uma série de atividades que potencializaram o reconhecimento dos jovens músicos na região e enalteceram a importância do NEOJIBA na sociedade baiana.

“No ano passado, as atividades de iniciação musical e prática coletiva da música do NPM Pirajá beneficiaram 57 crianças, adolescentes e jovens do bairro. Foram capacitados quatro multiplicadores, que desenvolveram e compartilharam seus conhecimentos, valorizando o espírito de coletividade, o respeito e a solidariedade. Também aconteceram 17 apresentações como resultado do empenho de integrantes em disseminar seu trabalho na comunidade. É uma grande satisfação poder contribuir para o desenvolvimento das pessoas e gerar valor à sociedade em um projeto no nosso entorno – que tem a missão de transformar vidas por meio da música”, conta Luciana Xavier, da CCR Metrô Bahia.
Para Vanessa Miranda de Carvalho, assessora de desenvolvimento institucional do NEOJIBA, a relação e o apoio do Instituto CCR são fundamentais para a gestão do projeto no dia a dia. “O apoio é essencial a fim de darmos prosseguimento às atividades e beneficiarmos mais crianças e jovens. Temos uma parceria muito proveitosa, que permite investirmos em instrumentos e novos projetos”, diz. 

Projeto NEOJIBA Projeto NEOJIBA
Autor: Divulgação