Voltar

Luz, câmera e... ação!

28.03.2019 | Cultura e Esporte

Considerado uma importante ferramenta para educação, reflexão e expressão cultural, o cinema é uma arte que ainda não está disponível a todos. Para democratizar o acesso às telonas, o Cine Boa Praça exibe gratuitamente sessões de filmes em praças de bairros com pouco ou nenhum alcance ao entretenimento, em cidades de atuação da CCR AutoBAn.

O projeto foi um dos vencedores do 3º Edital do Instituto CCR de Projetos Culturais. Com uma programação de dois meses e 15 dias, a iniciativa promoverá, ao longo do ano, 20 sessões de cinema com capacidade para 250 pessoas cada.

Claudia Perrotta, do Cine Boa Praça, conta que são diversos os benefícios que o projeto oferece às comunidades. “O principal deles é favorecer a ocupação do espaço público pela população, com o retorno de famílias, crianças e adolescentes a praças de seus bairros, revitalizando-as. Quando o Cine Boa Praça chega e monta seu circuito, os moradores se sentem valorizados por receber esse tipo de evento, gerando um sentimento positivo, de reconhecimento e pertencimento”, revela.

Ela ainda diz que esse retorno é muito impactante, uma vez que, no geral, são comunidades que vivem na invisibilidade. “Além de projetar filmes escolhidos com cuidado para atrair crianças e seus familiares, resgatamos brincadeiras de rua, como corda, bambolê, vivo ou morto e gincana, incentivando o brincar coletivo e o mundo da fantasia infantil. Estabelecemos parceria com as escolas públicas do entorno das praças para que elas tragam os alunos às sessões do Cine Boa Praça. O projeto possibilita que as crianças aprendam fora da sala de aula, ampliando seus repertórios culturais, de narrativas, por meio de entretenimento de qualidade”, enaltece Claudia.

Apoio do Instituto CCR
Ao longo dos sete anos de existência, o Cine Boa Praça atingiu um público de mais de 40 mil pessoas – muitas delas nunca tinham ido ao cinema. O apoio ao projeto do Ministério da Cultura e do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, é importante para que os responsáveis concretizem as atividades junto à comunidade, fortalecendo a democratização do acesso à cultura. Para Claudia, o Grupo CCR se preocupa em fortalecer movimentos de transformação nas comunidades impactadas.

“Nosso trabalho consiste em rodar pelas regiões mais periféricas e vulneráveis das cidades, levando entretenimento de qualidade para quem não tem acesso fácil à arte, revitalizando espaços públicos, e apresentando aos jovens a magia do cinema. Trata-se da tradução prática da missão do Instituto CCR de cuidar do outro. Para nós, é uma alegria imensa poder contar com o apoio do Instituto CCR, que traz valores verdadeiramente alinhados aos nossos”, finaliza.

 

Cine Boa Praça Cine Boa Praça
Autor: Divulgação