Voltar

População de São José dos Campos (SP) terá mais acesso a projetos culturais

28.11.2018 | Cultura e Esporte

Fomentar o desenvolvimento no interior é o principal objetivo dos editais de projetos culturais do Instituto CCR e, entre as iniciativas beneficiadas na 2ª edição do edital, está o “Restauro e Reabilitação do Pavilhão Marina Crespi”. O espaço está localizado no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos (SP), num trecho administrado pela CCR NovaDutra.

Com as obras de restauro, a população terá mais acesso a atividades culturais e se beneficiará com a implantação de uma biblioteca municipal. O Vicentina Aranha é patrimônio histórico da cidade e do Estado de São Paulo, além de ser referência em cultura na região do Vale do Paraíba.

Mãos à obra

O restauro do pavilhão teve início em 2017 e deve ser finalizado integralmente no primeiro semestre de 2019. A partir da conclusão das obras, entra em operação a fase de implantação da biblioteca.

“Mais do que restaurar um bem patrimonial, é fundamental criar condições para que ele faça parte do cotidiano da sociedade em que está inserido. Portanto, o objetivo é, após a reabilitação do edifício, adequá-lo para um uso contemporâneo. Queremos criar uma biblioteca atraente, mais dinâmica, e entregar um espaço lúdico e eficiente para o desenvolvimento da cultura por meio da literatura, explorando novas linguagens e tecnologias”, afirma Fábio Almeida, gerente de Restauro da Associação para Fomento da Arte e Cultura (AFAC).

Além de fortalecer os aspectos de identidade e memória, a promoção do bem-estar social forma outro grande objetivo da restauração. Segundo Fábio, a parceria com o Instituto CCR é essencial para o desenvolvimento do projeto. “Em primeiro lugar, demonstra o interesse e o entendimento da responsabilidade social da instituição em relação à comunidade em que atua. Consequentemente, viabiliza ações que contribuem, de forma significativa, para o desenvolvimento humano por meio da cultura”, finaliza o gerente da AFAC.

Restauro em centro cultural Restauro em centro cultural
Autor: Divulgação