Voltar

Música nas escolas completa 15 anos

28.08.2018 | Cultura e Esporte

Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e... Música! O projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, apresentado pelo Instituto CCR – selecionado no 2º Edital de Projetos Culturais – e pelo Ministério da Cultura com apoio da CCR NovaDutra, completa 15 anos em 2018, oferecendo iniciação musical para estudantes de escolas municipais.

No começo, 600 crianças e adolescentes eram atendidos em duas escolas de Barra Mansa (RJ). Com a consolidação e sucesso do projeto, atualmente, cerca de 22 mil estudantes aprendem música em 72 escolas da rede pública, seis centros de referência em assistência social e dois centros de atendimentos a pessoas com deficiência da cidade.

“O projeto foi iniciado com a reestruturação de uma fanfarra, uma pequena banda de marcha. Hoje, possui uma das principais orquestras jovens do país, além de excelentes grupos”, comemora Vantoil de Souza Júnior, maestro e um dos responsáveis pelo Música nas Escolas.

Vantoil aponta que as conquistas podem ser divididas em dois campos: formação e circulação. “Somos um dos principais modelos de formação musical em escolas públicas do país. Para que isso seja possível, temos mais de 160 profissionais dedicados ao projeto”, explica.

Reconhecimento internacional
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) é um dos grupos formados por meio do projeto Música nas Escolas. Nesses últimos anos, a OSBM já se apresentou em conceituadas salas de concerto brasileiras e acompanhou balés internacionais, como Kirov, de São Petesburgo, Teatro Alla Scala, de Milão, e Bolshoi, de Moscou.

Outro momento marcante na trajetória da OSBM foi o concerto na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude. E as conquistam não param...

“Recentemente, firmamos convênio com o Carnegie Hall, de Nova Iorque, para a execução do Link Up, um concerto com dois mil alunos tocando e cantando, acompanhados por nós e pela Orquestra Sinfônica Brasileira”, destaca Vantoil.

Carreira musical
O Música nas Escolas oferece iniciação musical para estudantes do período pré-escolar até o 5º ano do ensino fundamental. Do 6º ao 9º ano, as aulas de música compõem a disciplina de Artes. Além disso, há os polos de estudo, onde os alunos podem ter contato com diferentes instrumentos musicais.

Thiago Vitório, Maressa Portilho e Ricardo Gerald Junior são alguns dos estudantes que passaram pelo projeto lembrados por Vantoil e que seguiram carreira musical. Thiago, por exemplo, foi aluno e monitor de piano no Música nas Escolas. Ele conseguiu bolsa de estudos na Berklee College of Music, em Boston (EUA), onde cursou graduação em piano.

Maressa também foi aluna e monitora do projeto, cursou Música e, hoje, é violinista na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ela teve a oportunidade de estudar em Salzburg, na Áustria, em Berlim, na Alemanha, e em Los Angeles, nos EUA. Já Ricardo Gerald Junior é oboísta e, atualmente, integra a Orquestra Experimental de Repertório, em São Paulo.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Autor: Divulgação