Voltar

Ministério da Cultura e Instituto CCR levam apresentações teatrais ao 5º Fórum do Espaço de Leitura

17.05.2018 | Cultura e Esporte

Com uma iniciativa pioneira, o Instituto CCR apoia o 5º Fórum do Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado, e leva apresentações teatrais gratuitas dentro do ônibus itinerante BuZum - um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e o Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. O evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio no Espaço de Leitura e no Auditório Paulinho Nogueira, que estão situados no Parque da Água Branca.
O BuZum estará estacionado no parque e contará com quatro apresentações no dia 17 e cinco nos demais dias, a participação é gratuita e voltada a crianças de 3 a 11 anos. O teatro de bonecos que circula dentro de um ônibus especial tem o objetivo de transmitir ao público infanto-juvenil mensagens educativas sobre temas culturais e sustentáveis. Os participantes também recebem um gibi e um teatrinho em papel, alusivos à história.
Com o espetáculo Mamulengo, será explorado o universo da cultura popular brasileira, mais precisamente a cultura popular de Pernambuco. Feito totalmente com mamulengos, o boneco popular brasileiro, criados e confeccionados por mamulengueiros de Glória do Goitá – PE, a peça conta a história de Joana, uma esperta garota que adora o Carnaval e parte rumo a uma aventura para salvar seu amigo João, que caiu num poço. Com a ajuda de um falante papagaio, Joana passa por blocos de Caboclinho, Maracatu, Bumba Meu Boi e Frevo. O espetáculo é uma divertida e emocionante descoberta da cultura popular brasileira.
Em sua quinta edição, o Fórum do Espaço de Leitura “Educação viva: Ações sociopolíticas entre escola, educação não formal e comunidade” pretende trazer à discussão questões que fazem parte das reflexões em escolas, movimentos sociais e projetos de educação não formal.  Dessa forma, professores, educadores, jovens, comunidade escolar e profissionais ligados à educação se fortalecem, aprofundam pesquisas, vivências e questionamentos, em prol de uma educação viva, transformadora e em movimento.
Nas mesas de discussão, profissionais compartilharão suas impressões sobre as políticas e práticas educativas. Após as mesas, serão realizados fóruns, nos quais o público poderá trocar experiências sobre suas realidades e vivências no âmbito educacional.

Os interessados devem fazer as inscrições pelo site www.espacodeleitura.com. A participação na programação principal está limitada a 100 vagas por dia. Já as atividades paralelas voltadas para o público em geral como o BuZum, são livres, sem necessidade de inscrição prévia.

 

Programação do BuZum


Data: 17/05/ 2018.
Horários: 11h30 / 12h / 14h / 15h / 16h

Data 18 e 19/05/2018
Horários: 10h / 11h / 14h / 15h / 16h
Confira a programação do Fórum:
https://www.espacodeleitura.com/programa/
 Inscrições:
www.espacodeleitura.com
Até o preenchimento das 100 vagas

Serviço:
Quando: 17, 18 e 19 de maio
Onde: Espaço de Leitura e Auditório Paulinho Nogueira (acesso pela arquibancada da Arena) – Parque da Água Branca Rua Ministro Godoi, 180 – Perdizes – próximo ao Metrô Barra Funda Mais informações: 11 2588.5811.


Sobre o FUSSESP: O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Professora Lúcia França). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.


Sobre o Espaço de Leitura: O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que há 7 anos oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer de ler por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação. Desde 2017, o projeto é administrado pelo Instituto Nova União da Arte (NUA).


Sobre o Instituto CCR: o Instituto CCR, uma entidade privada sem fins lucrativos, nasceu em 2014 com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos, com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado mais de 500 projetos para 130 cidades que, desde 2003, já beneficiaram cerca de 8 milhões de pessoas com investimentos de R$ 261 milhões em projetos estruturados.

 

Informações à imprensa: 
S/A Llorente & Cuenca
Amanda Sena
asena@llorenteycuenca.com
(11) 3054-3320
Carolina Bezerra
cbezerra@llorenteycuenca.com
(11) 3054-3321

 

Espetáculo Mamulengo Espetáculo Mamulengo
Autor: Pedro Andreeta