Voltar

Conheça o projeto 11º Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba, selecionado no 2º Edital de Projetos Culturais do Instituto CCR

14.11.2017 | Cultura e Esporte

A 11º Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba é um dos projetos selecionados no 2º Edital de Projetos Culturais do Instituto CCR. É apresentado pelo Ministério da Cultura e o Instituto, por meio da Lei Rouanet e com patrocínio da CCR ViaOeste. Seu grande objetivo é valorizar a música brasileira e a cultura, por meio de eventos abertos à população. Essa edição contará com o show “Caminhos da Música Brasileira” que será inédito e realizado no dia 9 de dezembro, no Parque Campolim em Sorocaba.
“Para a CCR ViaOeste, patrocinar esta iniciativa em parceria com o Instituto CCR é motivo de muito orgulho. Estamos trazendo um projeto de música de muita qualidade para Sorocaba e Região por meio de Edital Cultural. Esse é mais um caminho para levar cultura e cidadania para a população”, destaca Sérgio Ribeiro, gestor de Relações Institucionais e Comunicação da CCR ViaOeste e CCR RodoAnel.
Formado por um time de estrelas da música brasileira, o show mostrará - em formato inédito e totalmente montado especialmente para esta ocasião - a união entre grandes músicos que são referência da atual música brasileira. São eles: o pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta; o violonista e compositor Marco Pereira; o gaitista Gabriel Grossi; o acordeonista e compositor Toninho Ferragutti; os pianistas e compositores David Feldman e Fabio Torres (ganhador de dois Grammys); o baterista Celso de Almeida; o baixista Paulo Paulleli (também ganhador de dois grammys); as cantoras Verônica Ferriani, Alaíde Costa e a portuguesa Sandra Fidalgo e o Quinteto Cais, formado por Marcus Teixeira, Felipe Silveira, Osmario Marinho, Rodrigo Ursaia e Felipe Fidelis. Com direção musical e produção de Marco de Almeida, o show terá duração de 2 horas aproximadamente e apresentará repertório autoral, além de grandes canções brasileiras, incluindo uma homenagem a Tom Jobim.
“Creio que os editais, quando desenvolvidos com coerência e análise séria do conteúdo dos inscritos tal qual o do Instituto CCR, traz a certeza de que podemos esperar um renovado desenvolvimento cultural através do investimento das empresas na área artística e a visão de que uma ação de escolhas democráticas, por exemplo, pode refletir positivamente na credibilidade e no retorno do próprio investimento realizado”, avalia Marco de Almeida, produtor executivo da MdA International. “Com 12 anos de atividades, o projeto nunca teve a oportunidade de receber um apoio financeiro através de Edital, ou seja, por meio da análise do conteúdo e do histórico do projeto e, consequentemente, o reconhecimento da importância do projeto cultural para a cidade e região de Sorocaba.

Mais sobre o projeto
A Temporada de Música Instrumental Brasileira, conhecida também como Metso Cultural, foi criada com a finalidade de abranger a brasilidade da música, a variedade, riqueza e profundidade da cultura. Seja ao ar livre ou em teatros, as apresentações sempre foram gratuitas, bem como todas as ações pedagógicas de oficinas e palestras sobre a Música Brasileira. O projeto se consolidou e se tornou referência entre o público e os grandes músicos brasileiros quando o assunto é programação musical de qualidade.
Durante os 12 anos de atividades, o projeto atingiu mais de 500 mil pessoas de Sorocaba e região. Dentre os grandes e importantes nomes que o projeto já levou a Sorocaba, estão Maria Bethânia, Ivan Lins, João Bosco, Zélia Duncan, Nana Caymmi, Rosa Passos, Leny Andrade, Miéle, Yamandú Costa, Paulo Moura, Hamilton de Holanda, Banda Mantiqueira, Orquestra Popular de Câmara, Dominguinhos, Egberto Gismonti, Grupo Pau Brasil, Monica Salmaso, Quarteto Maogani, entre muitos outros. No total foram mais de 230 apresentações de música instrumental, música brasileira, música jazz, todas – rigidamente – dentro do universo da cultura musical popular brasileira.

Serviço:
Show “Caminhos da Música Brasileira” – 11ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba
Parque Campolim – Av. Antônio Carlos Comitre, s/nº - Sorocaba
Dia 09 de dezembro, sábado, às 18h00
Informações: www.mdainternational.com.br

Sandra Fidalgo será uma das atrações Sandra Fidalgo será uma das atrações