Voltar

Projeto ‘No Compasso das Cores’, selecionado no 2º Edital de Projetos Culturais do Instituto CCR, leva a arte a pessoas de todas as idades

10.10.2017 | Cultura e Esporte

Projeto ‘No Compasso das Cores’, selecionado no 2º Edital de Projetos Culturais do Instituto CCR, leva a arte a pessoas de todas as idades

O Instituto CCR divulgou recentemente os projetos selecionados no 2º Edital de Projetos Culturais, iniciativa que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da cultura em municípios do interior dos estados. Foram contemplados 16 projetos de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná que beneficiarão 42 cidades em trechos sob influência do Grupo CCR.
Entre esses projetos está o “No Compasso das Cores”, da Associação Pintura Solidária, que será realizado em cidades da região de Sorocaba (SP), por meio da concessionária CCR ViaOeste. Em praças públicas (a serem definidas), pessoas de todas as idades poderão participar de oficinas de pintura, ao som de um quarteto musical.
O objetivo é promover o acesso à cultura e despertar habilidades e o gosto pela pintura. “A parceria entre o Instituto CCR e a CCR ViaOeste e a Associação Pintura Solidária possibilita estarmos presentes nas comunidades, contribuindo para inserção cultural das pessoas. Além de oferecermos soluções de infraestrutura, é nosso compromisso também contribuir para a capacitação da sociedade, por meio de projetos que incentivem a cultura. A beleza da arte, seja por meio da pintura, música ou da literatura, certamente sensibiliza e ensina sobre questões pertinentes à formação da cidadania”, destaca Daniele Rolim, da área de Sustentabilidade da CCR ViaOeste. 
“O edital é uma ferramenta de descoberta de projetos culturais que não estão no nosso campo de visão, facilitando assim a democratização do processo. Além disso, permite que produtores culturais locais, ainda não organizados para captação de recursos por meio dos incentivos fiscais, busquem caminhos para a sua profissionalização”, acrescenta.

Mais sobre o projeto
A Associação Pintura Solidária tem 14 anos de existência, com atuações em instituições, praças públicas e eventos, com parceiros diversos. A idealizadora é Vera Lúcia Viudes Petrocchi, formada em Economia e Administração de Empresas e que atua como corretora de imóveis. A paixão pela arte começou como hobby e, um dia, ela teve um despertar para compartilhar os benefícios dessa cultura com outras pessoas. “Tinha a vontade de fazer algo de bom para as pessoas e comecei pintando junto aos pacientes do GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, em Sorocaba)”, recorda. Ao longo dos anos, o projeto ganhou visibilidade e foi conquistando voluntários que depois viraram funcionários e parcerias. “A parceria com o Instituto CCR garante a continuidade do projeto. Ter essa marca junto ao projeto é algo que nos dá muita credibilidade”, acrescenta.
As oficinas são gratuitas e ministradas por arte-educadores e pedagogos e são realizadas ao som de um quarteto musical. Os participantes optam entre dois tipos de telas: as que já contam com desenhos e as em branco. Ao todo, mais de 80 mil pessoas já estiveram envolvidas com o projeto. “É muito gratificante. Várias pessoas descobrem esse dom no momento das oficinas”, destaca Vera.