Voltar

Projetos itinerantes encantam as comunidades. E vem aí o “Música na Estrada”!

05.07.2017 | Cultura e Esporte

Os projetos itinerantes apresentados pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR já alegraram muitas pessoas em comunidades diversas nos trechos sob influência das concessionárias do Grupo CCR. Juntos, eles já impactaram, até o mês de junho, 57 mil pessoas e vão continuar nos próximos meses.
E, neste segundo semestre, começa mais uma itinerância, com o Música na Estrada. O projeto, do Instituto Pensarte, consiste numa série de concertos gratuitos com grupos brasileiros apresentando um repertório instrumental popular e de qualidade em cidades do interior do Estado de São Paulo. O objetivo é leva ao público diferentes estilos musicais como choro, samba, bossa nova e ritmos latinos, entre outros, com uma roupagem moderna, trazendo elementos do jazz e da música contemporânea. Os grupos são João de Barro, Ôctôctô, Quimbará e Ensemble Brasil.
A primeira apresentação será por meio da CCR AutoBAn, em Jundiaí, dia 14/07, às 20 horas, no palco do Coreto, que fica no centro da cidade. Confira os primeiros concertos, já confirmados:

CCR AutoBAn 14/07, sexta, 20h Jundiaí Palco no Coreto, Grupo João de Barro
CCR ViaOeste 29/07, sábado, 20h Osasco Teatro Sesi Piratininga, Grupo João de Barro
CCR NovaDutra 2/8, quarta, 19h Taubaté Teatro Metrópole, Grupo Ôctôctô
CCR ViaOeste 05/8, sábado, 20h Mairinque Teatro Municipal CEMEC, Grupo João de Barro
CCR ViaOeste 15/08, terça, 19h Sorocaba Teatro Municipal Teotônio Vilela, Grupo Quimbará
CCR AutoBAn 20/8, domingo, 19h Limeira Teatro Vitória, Grupo Quimbará
CCR AutoBAn 23/08, quarta, 19h30 Americana Auditório CCL, Grupo Ensemble Brasil
CCR AutoBAn 15/9, sexta, 20h Caieiras Teatro Municipal mto Sérgio Valbusa, Grupo Quimbará
CCR AutoBAn 21/10, sábado, 20h Nova Odessa Teatro Municipal Divair Moreira, Grupo João de Barro
CCR SPVias 5/11, domingo, 20h Itapetininga Auditório Municipal Alcides Rossi, Grupo João de Barro
CCR SPVias 10/11, sexta, 20h Avaré Auditório Elias de Almeida Ward, Grupo Quimbará

Confira mais detalhes sobre os itinerantes:
O projeto Dom quixote entre Cartas, idealizado pela atriz Élida Marques, já passou por 14 municípios, com 30 apresentações, impactando 1,8 mil professores e educadores. Consiste na realização de espetáculo lítero-musical interativo, em que o público é apresentado aos personagens Dom Quixote e Sancho Pança, através de uma sessão de leitura com música ao vivo. Durante a apresentação, o público é convidado a participar lendo alguns personagens, juntamente com o elenco. Logo após a apresentação, é realizada uma oficina sobre mediação de leitura e escrita sensível, para educadores e interessados.  O público é, então, convidado a escrever uma carta e a compartilhar com o grupo. O projeto oferece conteúdo pedagógico e informações complementares sobre leitura e escrita, através de material impresso e site. E disponibiliza um canal de comunicação através do Blog e das Redes Sociais.
O BuZum! é a companhia de teatro de bonecos que circula dentro de um ônibus especial, com o objetivo de transmitir ao público infanto-juvenil mensagens educativas sobre temas culturais e sustentáveis. Este ano os espetáculos apresentados são: Mamulengo e 13 Gotas, e o projeto já passou por 33 cidades, alcançando 20,7 mil pessoas.
O Teatro a Bordo, projeto leva gratuitamente apresentações artísticas e oficinas educativas a públicos diversos a bordo de um contêiner-palco movido a energia solar, já esteve em nove municípios, envolvendo 20,5 mil pessoas. E vale destacar que a energia limpa utilizada representa a economia equivalente ao que se gastaria com 540 lâmpadas incandescentes de 100W acesas pelo período de uma hora.
O Phototruck, da Imagemagica, já esteve em 11 municípios, impactando um público de 4,6 mil pessoas. O PhotoTruck é primeiro caminhão de fotografia do Brasil que leva a públicos diversos atividades como oficinas, workshops e exposições conduzidos por educadores com o objetivo de promover conscientização, desenvolvimento social e artístico, despertando um novo olhar sobre o mundo.
O projeto Rugby escolar, realizado pela CBRU (Confederação Brasileira de Rugby) já alcançou no primeiro semestre 17 cidades, com a realização de cursos para arbitragem, treinadores, curso de Rugby infantil e Rugby escolar, impactando um público de 1,4 mil pessoas. Para o segundo semestre já estão agendados festivais da modalidade, em Valinhos (8/11), Itapetininga (9/11) e Campo Largo (data a ser definida).
E o Cine em Cena, da Ibirajá Produções, tem o objetivo de promover o acesso gratuito à cultura e lazer para alunos de escolas públicas e comunidades, com filmes diversos para todas as idades, incluindo sessões em 3D. Até agora, realizou 68 sessões, atingindo 9,5 mil pessoas em cinco cidades. 

 

Dom Quixote entre Cartas Dom Quixote entre Cartas