Voltar

Projeto Música e Cidadania: conheça mais uma iniciativa selecionada no 1º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais

27.03.2017 | Cultura e Esporte

O projeto Música e Cidadania, realizado pela Banda Musical Conselheiro Mayrink, foi um dos 17 selecionados no 1º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais, lançado em 2016 com o objetivo de incentivar a produção cultural descentralizada das grandes capitais e fomentar a criação artística local.

Esse apoio do Instituto CCR proporcionará a manutenção, continuidade e expansão das atividades dessa iniciativa, desenvolvida na cidade de Mairinque (SP). O projeto será realizado no trecho da concessionária CCR ViaOeste. “O Instituto CCR incentiva projetos culturais que fazem a diferença na vida das pessoas e o edital foi fundamental para a conquista do apoio por meio da Lei Rouanet, a principal novidade para nós”, ressalta o maestro responsável pelo projeto, o pedagogo Alexandre Piccirillo.
 

Voltado para banda musical e orquestra de sopro e percussão, o projeto oferece semanalmente, de forma gratuita, aulas práticas e teóricas de flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba e percussão. As crianças podem começar a frequentar as aulas instrumentais a partir de 11 anos de idade e, geralmente, após um período de três ou quatro anos, estão preparadas para integrar a Banda Musical Conselheiro Mayrink. A prioridade do projeto é a inscrição de crianças em risco social.

Mais sobre a banda
A Banda Musical Conselheiro Mayrink começou em 2005 e hoje conta com cerca de 65 integrantes, em sua maioria ex-alunos do projeto. Já conquistou prêmios importantes e, inclusive, é hexacampeã do estado de São Paulo e do Brasil, na categoria banda de concerto.
O projeto pretende descobrir cada vez mais talentos pela região. “Esse trabalho motiva crianças e jovens, tanto nos estudos, como na vida pessoal e profissional. Quando o aluno estuda música, desenvolve maior concentração e aprende a trabalhar em grupo. Muitos entram no curso e saem dele com perspectivas para a vida profissional e construção de uma carreira”, afirma Piccirilo.

O 1º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais foi direcionado aos municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. A edição contou com 730 instituições cadastradas, das quais 86 foram selecionadas, com 17 projetos aprovados.

A 2ª edição do edital está com as inscrições abertas até o dia 30 de abril. Veja mais detalhes clicando aqui.