Voltar

Ninho Musical usa a música para inspirar e ensinar adolescentes

13.02.2017 | Cultura e Esporte

Ninho Musical usa a música para inspirar e ensinar adolescentes

O projeto Ninho Musical, sediado no município de Santa Barbara D’Oeste ensina gratuitamente jovens a partir de 12 anos a ser músicos ou instrumentistas.

Com aulas que ensinam aprendizagem e aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos e práticos de música sinfônica e formação de orquestra, com o objetivo de desenvolver músicos amadores ou profissionais, o projeto ficou paralisado durante o ano de 2016, mas volta a ter atuação em 2017 após ser um dos finalistas do 1º Edital Instituto CCR – Projetos Culturais.

“O aporte do Instituto CCR foi fundamental para a retomada do projeto. Graças a ele poderemos oferecer, inicialmente, 80 vagas para que jovens da região de Santa Barbara D’Oeste possam aprender sobre música”, comenta o coordenador do projeto Ninho Musical, Elber Tomazella.

Idealizado pelo maestro Paulo Bellan, o Ninho Musical conta com um método de aprendizado diferente, a partir de desafios pedagógicos temáticos propostos pela coordenação do projeto. Esses desafios não seguem as regras do aprendizado tradicional, porém estabelecem conteúdos fundamentais para o pleno conhecimento e desenvolvimento de cada aprendiz.

São seis horas de aulas por semana, divididas em dois dias. Os alunos são distribuídos em grupos de estudos com o objetivo de resolver os desafios propostos trabalhando os conceitos de cidadania. “A ideia é que os alunos que sabem mais, ajudem aqueles que sabem menos”, explica Elber.

E além do aprendizado, a partir da conclusão do Módulo III os jovens podem participar da Orquestra Filarmônica Ninho Musical (OFNM), uma oportunidade para que os aprendizes iniciem a profissionalização na área da música.

Para os interessados em participar, as oficinas culturais do Ninho Musical acontecem na Estação Cultural da Fundação Romi, às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30 às 10h30. A oficina é gratuita e as inscrições estão abertas.

Mais informações podem ser acessadas no site www.estacaocultural.org.br ou diretamente na sede, localizada à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste, de terça a sexta, das 9h às 18h, aos sábados das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h às 12h. Contatos podem ser feitos pelos telefones (19) 3455.4833 e 3455.4830 ou pelo e-mail estacaocultural@fundacaoromi.org.br.

Ninho Musical usa a música para inspirar e ensinar adolescentes Ninho Musical usa a música para inspirar e ensinar adolescentes