Voltar

Pelas lentes, a visão das crianças do que esperam sobre o futuro do lugar onde vivem

03.06.2016 | Cultura e Esporte

O mundo em que vivemos, visto pelo olhar de crianças e adolescentes, essas são as imagens produzidas pelos alunos que participam do projeto PhotoTruck, da ImageMagica, que é apoiado pelo Instituto CCR. Por meio da fotografia no ambiente escolar como instrumento de percepção, reflexão e comunicação, o PhotoTruck promove um trabalho que vai além da alfabetização visual dos participantes.

O projeto mostra aos alunos a magia da fotografia ao ensiná-los sobre o processo de criação da foto, desde a captura, até a impressão da imagem registrada por eles. O fotógrafo André Fraçois diz que “perceber o mundo em que se vive é o primeiro passo para modificá-lo” e a proposta da ImageMágica é a utilização da câmera fotográfica como instrumento de percepção e reflexão.

Nas oficinas, os alunos são convidados a fotografar e escrever uma mensagem para o mundo.

“É no registro através das lentes fotográficas que os alunos mostram, não só como enxergam o mundo em que vivem, mas o que esperam para o futuro. Ao trabalhar com o olhar dos pequenos cidadãos é possível abordar temas de relevância como a segurança no trânsito e a preservação do meio ambiente”, lembra a gestora do Instituto CCR, Marina Mattaraia.

A equipe da ImageMagica salienta que a fotografia é uma ferramenta de comunicação universal que consegue provocar o interesse de quem a observa, pois captura imagens cheias de significados e sentidos, capacitando o desenvolvimento do olhar.

O PhotoTruck é um caminhão construído sob medida que permite o desenvolvimento de um roteiro de oficinas lúdicas, desde cabines fotográficas até brinquedos óticos.  Em 2016, com o apoio do Instituto CCR,o projeto é levado para as regiões de atuação do Grupo CCR. Ao todo, serão atendidas 30 instituições, envolvendo mais de 7.500 alunos em atividades educativas. Em cada município, o PhotoTruck visita uma escola pública, onde realiza dois dias de atividades, com mais de 250 alunos.

Confira abaixo a galeria com as imagens produzidas pelos alunos que participaram das oficinas do projeto.

PhotoTruck é apoiado pelo Instituto CCR PhotoTruck é apoiado pelo Instituto CCR
Autor: ImageMagica/Divulgação